Logo | Ápex Odontologia

Correção da mordida cruzada na primeira infância

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Mordida cruzada: correção na primeira infância

É muito comum as pessoas perguntarem quando fazer uma avaliação para ver se o filho precisa de aparelho. Entretanto, o ideal é que o seu filho esteja em acompanhamento com o odontopediatra e ele avaliará se precisa ir para uma avaliação ortodôntica. Geralmente, por volta dos 5 ou 6 anos nós fazemos a avaliação para ver se precisa do aparelho.

Qual o primeiro passo?

A primeira correção que é de extrema importância e deve ser feita após detectar é a mordida cruzada. Bem como na mordida, os dentes de cima precisam abraçar os dentes de baixo. Quando isso inverte totalmente ou parcialmente, você precisa corrigir, mesmo se a criança tem 3 ou 4 anos.

Por outro lado, muitas vezes o odontopediatra faz as pestinhas quando a criança é bem pequena, nos seus 3 ou 4 anos. Quando não foi feita nesse momento, por volta dos 5 ou 6 anos a gente avalia se a criança tem maturidade e entramos com o aparelho.

Aparelho fixo ou móvel?

O aparelho pode ser fixo ou móvel, depende do caso. Quando é um descruzamento importante, geralmente é utilizado o fixo cimentado nos dentes da criança e fará a correção de mordida em 6 meses. Caso seja móvel, ficará por um período mais longo e depende do uso do aparelho.

A dificuldade do móvel é a criança atingir a maturidade para usar o aparelho o tempo inteiro. Às vezes, temos dificuldade no móvel com 6 ou 7 anos porque a criança é muito pequena.

No fixo fica porque vai descruzar a mordida e resolver, o móvel depende da criança e dos pais ajudando no uso do aparelho.

Qual é a importância?

Se nós deixarmos a mordida errada da criança em situações que interferem no desenvolvimento ósseo e muscular, a criança vai crescer com a musculatura toda alterada porque a mordida está torta.

Isso altera toda a parte muscular, podendo gerar problemas na fala e respiração, precisando associar o otorrino, a fonoaudióloga com o tratamento ortodôntico para que essa criança tenha um desenvolvimento ósseo muscular correto.

Dessa forma, pode acontecer de tirar o foco da criança na escola e respiração inadequada, tudo isso tem relação. Sendo assim, a correção da mordida na primeira infância é muito importante e se precisar começar com 5, 6 ou 7 anos é importante que ela comece. Procure orientação de um profissional.

Ao fundo da imagem, há uma criança sorrindo de aparelho ortodôntico.
Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423. Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, periodontia e ortodontia e também é Invisalign Doctor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Faz as pestinhas quando a criança é bem pequena, nos seus 3 ou 4 anos.

    Oque seria as pestinhas?

 | 30 / 08 / 24
A odontologia evoluiu de maneira significativa com o passar do tempo. Tecnologias e materiais mais modernos proporcionaram avanços nos tratamentos dentários. Hoje, os pacientes têm à sua disposição técnicas mais confortáveis, seguras e que garantem funcionalidade e estética superiores. Você sabia que os primeiros registros históricos da odontologia datam de mais de 3 mil anos […]
Ler Mais
 | 12 / 04 / 24
Conheça as características e os diferenciais do Invisalign para entender como esse aparelho ortodôntico funciona e suas vantagens.
Ler Mais
1 2 3 18
Ligue para agendar
magnifiercross