Logo | Ápex Odontologia

Periodontia

As doenças bucais não afetam apenas os dentes. Elas podem se manifestar também em todas as partes da boca, como na língua, nas gengivas e nos tecidos de sustentação. E existe o profissional e a área da odontologia que cuidam das doenças que afetam exatamente a gengiva e os tecidos.

Essa área é a Periodontia, que visa a aplicação de tratamentos e procedimentos para evitar que as doenças se manifestem nas gengivas e nos tecidos que mantêm os dentes firmes na boca. Ela também cuida das complicações já existentes nesses locais.

Como funciona a Periodontia?

O acúmulo de resíduos de alimentos na linha da gengiva, ou seja, a placa bacteriana, é um dos maiores causadores de doenças periodontais. Isso porque, como o nome sugere, ali se proliferam diversos micro-organismos.

Eles não se mantêm somente nos resíduos de alimentos, mas também podem penetrar nas gengivas e chegar aos ossos e raiz e dos dentes. Ali, desenvolvem inflamações e infecções que podem comprometer seriamente esses tecidos, e até mesmo causar o desgaste dos ossos e a queda do dente.

O periodontista é o profissional que vai cuidar de pacientes que apresentam essas condições, além de outras complicações que podem ser advindas de fatores diversos. Traumas na raiz, por exemplo, são tratados também pelo periodontista.

A importância dessa área

As complicações das estruturas que sustentam as raízes causam a perda do dente e ainda comprometem os tecidos, muitas vezes interferindo em tratamentos como o implante dentário, que poderiam substituir os dentes faltosos. A periodontia é uma especialidade muito importante, porque visa cuidar dos tecidos que mantêm os dentes fixos na boca.

O profissional dessa área também adota medidas preventivas, como dito, então, seu papel também é instruir os pacientes sobre como cuidar de seus dentes, e ainda realizar intervenções como a raspagem sub-gengival, que elimina tártaros na gengiva, e pequenas cirurgias para corrigir uma retração gengival, por exemplo.

É muito importante a atuação desse profissional, porque as doenças periodontais, quando atingem os ossos e causam o seu desgaste, geram grande prejuízo para a saúde bucal do paciente, afinal, os ossos não se recompõem e é preciso intervenções como o enxerto para sua recuperação.

Por isso, esse profissional ajuda a impedir a perda de dentes por causa de problemas nos tecidos que os sustentam.

Ligue para agendar
magnifiercross