Atualmente, existem diversos tratamentos e procedimentos indicados para melhorar a aparência dos dentes e valorizar o sorriso, e entre eles uma ótima opção: a lente de contato dental. Por se tratar de algo inovador, uma preocupação de quem faz este tipo de tratamento odontológico estético é a durabilidade dos resultados.
Neste post, vamos falar especificamente sobre a lente de contato dental, e explicar se é necessário refazer esse procedimento periodicamente. Continue lendo para saber mais sobre a durabilidade, seus efeitos e as vantagens que oferece.
Índice
Algumas características naturais dos nossos dentes nem sempre agradam, como o seu tom, seu formato, o tamanho, a simetria, os vãos entre eles e ainda manchas. Uma opção para corrigir tudo isso, e deixar o sorriso exatamente como se espera, é aplicando a lente de contato dental.
Trata-se de uma prótese muito fina que é colada sobre o dente natural como se fosse uma pequena capa. Sua espessura é mínima, com cerca de 0,6 milímetros, por isso ela recebe o nome de lente de contato.
As características dessa prótese variam conforme a necessidade de cada paciente, e também das correções que ele pretende realizar em seu sorriso. E para que o resultado seja exatamente como a pessoa deseja, é realizado antes o estudo das suas características e o planejamento do sorriso.
Para confecção da lente de contato dental é utilizado um material muito resistente, geralmente a porcelana. Isso porque além de não se partir facilmente, também se consegue obter um tom mais claro e mais natural, possibilitando um resultado final esteticamente mais belo.
Uma vantagem bem interessante do tratamento com lente de contato dental é o fato de que ela possui uma durabilidade muito longa. Em comparação com o clareamento dental, por exemplo, que dura no máximo 3 anos, a lente de contato é bem mais eficaz.
Isso porque, quando o tratamento é realizado da forma adequada e com material de alta qualidade, a lente de contato pode durar por até 20 anos. Ou seja, depois de realizar o procedimento, você não precisará se preocupar com retoques durante muito tempo.
É claro que, para isso também é necessário tomar os devidos cuidados. Afinal, até mesmo um dente natural pode se quebrar ao sofrer agressões ou traumas, e o mesmo acontece com a lente de contato.
Ao mesmo tempo, é preciso continuar realizando as visitas regulares ao dentista. Ele realizará o procedimento de rotina para manter a saúde bucal do paciente, e ainda assegurar que a lente de contato ficará bem cuidada e preservada.
Como dito, a lente de contato dental é confeccionada num material altamente resistente, para que não aconteçam quebras ou trincas. Para se manter fixa sobre os dentes, ela é colada com uma substância eficaz e que não provoca manchas.
O que pode interferir na durabilidade da lente de contato são as agressões que ela possa vir a sofrer, principalmente com a mordida em objetos duros, como tampas de caneta, ou roer as unhas. Isso poderá interferir na estrutura ou fixação das próteses.
Por isso, ao optar por esse tratamento, você terá a certeza de que durante muitos e muitos anos não precisará se preocupar com uma manutenção expressiva. Isso somente acontecerá se a lente de contato se quebrar, ou sofrer algum outro tipo de dano.
De toda forma, ainda que isso aconteça, nem sempre é necessário refazer o tratamento em todos os dentes. O especialista avaliará a necessidade de cada paciente. O que geralmente acontece é a troca da peça danificada.
Por isso, se você decidir colocar a lente de contato dental para valorizar ainda mais o seu sorriso e a sua imagem, saiba que essa é uma boa opção. Porém, também serão necessários alguns cuidados, mas não tão diferentes daqueles que você precisa ter com seus dentes naturais.