A mastigação influencia muito na digestão, basicamente, tudo que não é proteína começa a ser digerido na boca. A demora que você faz a mastigação influencia na digestão. A amilase salivar, somando ao amassamento do bolo alimentar e toda essa mistura, prepara e começa a digerir tudo o que não é proteína. O que é proteína precisa ser transformado em menores pedaços para todo aquilo descer no estômago e o ácido clorídrico fazer a digestão da proteína.
Tudo isso é feito para que no começo do intestino delgado seja feita a absorção dos nutrientes. Você pode comer selênio, ferro, vitaminas e nutrientes, mas se não fizer uma mastigação que tenha certa demora, se comer muito rápido, menos de quinze e vinte minutos, não dá tempo nem do cérebro entender que você está comendo.
Geralmente, você comerá mais quantidade de alimento do que você necessitaria, desencadeando má trituração e mastigação. A amilase salivar, a carne ao chegar ao estômago, estará pouco preparada e você não absorverá os nutrientes no intestino delgado.
Precisa levar mais tempo para comer, porque isso fará diferença na nutrição.
Se você tem uma nutrição mais pobre, terá estresse celular, desencadeando estrés no corpo. Se os seus dentes não encaixam de maneira satisfatória, você pode mastigar muito que o bolo alimentar não conseguirá triturar, macerar e misturar com a saliva. Precisa ter o engrenamento bom.
Se você estiver pensando que precisa melhorar a mastigação, ou que os dentes não encaixam direito, visite o seu dentista.