Logo | Ápex Odontologia

5 Dicas para Escovar melhor os Dentes

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Primeira dica

A primeira dica é com relação à força. Muita gente coloca força achando que escovará melhor, na realidade a sutileza no movimento que é importante. Temos que colocar força pra sentir que a ponta da cerda está escovando o dente e a gengiva.

Segunda dica

A segunda é uma também que muita gente comete esse erro: colocar muita pasta da escova. Quando você coloca muita pasta na escova, sente aquele frescor de hortelã, enche a boca de espuma e a primeira coisa que você sente necessidade é justamente cuspir a espuma. Após isso, sente que está bom, acha que a escovação está adequada e para por ali.

O correto é colocar pouca pasta, 1/3 do comprimento da escova já é o suficiente. Se precisar, coloque a pasta de novo, mas não muito.

Terceira dica

A terceira dica é uma também que a maioria acha que quanto maior a escova, melhor, porque economizo tempo. Na realidade, quanto menor a escova, melhor.

Você terá um pouco de adaptação na hora de fazer o movimento, porque se tem menos apoio, mas a cabeça menor da escova te levará para lugares mais profundos, geralmente é atrás que não conseguimos escovar tão bem, uma das razões é porque a cabeça da escova é muito grande.

Quarta dica

A quarta dica que estamos colocando aqui seria: escovar dente a dente com movimentos vibratórios. Se você conseguir pensar "último molar, segundo molar, primeiro molar, pré-molar" facilitaria muito, no máximo grupo de dois em dois dentes.

Aquele movimento de escovar o lado inteiro junto, não é eficaz, ficará muito aquém a escovação.

Quinta dica

Essa é também muito importante, as pessoas são "ludibriadas” pelos comerciais onde o ator escova os dentes onde é fácil. Na realidade, o alimento vai parar entre a gengiva e o dente, onde tem um degrau. É nesse degrau que você precisa "mirar a ponta da cerda". A escovação é entre a gengiva e o dente, e fazer toda a sequência que comentamos.

Com essas cinco dicas você poderá melhorar bastante a maneira de escovar.

Por Dr. Marcos Ney Pizzocolo
CRO-SP 56458. Formado pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995 e pós-graduado em especialização de prótese dentária. Atua na área de estética, implante, cirurgia oral e reabilitação oral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 31 / 03 / 21
Sabia que o flúor ao mesmo tempo em que protege os dentes pode fazer mal ao organismo? Entenda se ele é o mocinho ou o vilão dessa história.
Ler Mais
 | 17 / 02 / 21
O tártaro prejudica a estética do sorriso e a saúde da boca, por isso, ele precisa ser combatido. Veja como tratar esse problema e evitar suas complicações.
Ler Mais
1 2 3 28
Logo | Ápex Odontologia

Ápex Odontologia 2021 | Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross