Alguma vez você já percebeu sua gengiva sangrando ao escovar os dentes ou passar o fio dental? Quem sabe isso tenha acontecido até mesmo quando você mordeu algum alimento duro, como uma maçã, por exemplo.
Se isso ocorre com muita frequência é preciso ficar atento, porque é indício de que algo está errado com suas gengivas. O sangramento não é uma situação natural e precisa ser investigado e tratado.
Preparamos este artigo para explicar o que faz a gengiva sangrar e qual a origem desse problema.
Saiba quais são as consequências de não fazer o tratamento certo. Acompanhe!
Índice
A gengiva é um tecido muito importante para a saúde dos dentes e do osso ao seu redor, pois ela faz a proteção deles. As bordas da gengiva se sobrepõem ao tecido ósseo e à raiz dentária evitando que ela fique exposta ao ambiente externo.
Como essa parte do dente é muito sensível, ela precisa estar totalmente recoberta para que não se manifestem incômodos ou dores, pelo contato com alimentos e bebidas, ou outras substâncias. Sendo assim, a gengiva realiza toda essa proteção.
Além disso, ela também ajuda a manter os dentes fixos na boca. Quando acontece algum problema que acaba comprometendo a estrutura gengival, os dentes podem ficar moles e se tornam mais suscetíveis a complicações como a cárie radicular e até mesmo a perda dentária.
Por isso, além de estarmos atentos à saúde dos dentes também é fundamental observarmos mudanças no estado natural da gengiva. Manifestações como vermelhidão, inchaço e o sangramento exigem atenção pois indicam a presença de inflamações.
A gengiva é um tecido muito delicado e que se fere com facilidade. Por isso, se colocarmos um pouco mais de força na escovação podemos feri-la e sentir alguma ardência! Mas se a gengiva estiver bem cuidada e saudável, ela fica firme e resistente, e não é tão fácil machuca-la!
O mesmo pode acontecer quando o fio dental é usado de forma errada. Nesse caso, ele fere a gengiva e podemos ver uma discreta mancha de sangue no próprio fio, porém se a gengiva estiver saudável e bem cuidada, é muito raro que isto aconteça. O problema está quando o sangramento é recorrente, em vários pontos e persistente.
Esse é o sintoma de que uma inflamação está se manifestando, ou seja, uma gengivite. Essa é a principal causa dos sangramentos gengivais e ocorre quando as bactérias estimulam reações inflamatórias nos tecidos.
O principal fator que leva ao desenvolvimento da gengivite é a higiene bucal inadequada, pois favorece a proliferação da placa bacteriana. No entanto, outras alterações também estimulam essa inflamação, sendo:
É válido lembrar, também, que não é somente a gengivite que pode fazer a gengiva sangrar, porque no caso de pessoas que têm diabetes essa é uma condição recorrente, mesmo que não haja inflamação. Isso porque o excesso de glicose no sangue afeta a circulação e os vasos sanguíneos e a capacidade de regenerar tecidos e mantê-los saudáveis.
Deficiências de vitaminas são outro fator que faz a gengiva sangrar. A carência de vitamina K e vitamina D, por exemplo, levam à manifestação dessa condição. O bruxismo é outro fator de risco pela força excessiva empregada nos tecidos bucais. Além de machucar as gengivas, prejudica expressivamente a estrutura dos dentes.
Mas é sempre bom lembrar, que existem situações em que a gengiva não sangra e mesmo assim pode estar com problemas, este é o caso da gengiva dos fumantes, por exemplo!
Para que o sangramento na gengiva seja tratado, a primeira medida adotada é consultar um dentista para identificar o que está causando esse problema. Se ele estiver relacionado a outras condições orgânicas é preciso que o paciente busque tratamento com outros profissionais também.
A primeira coisa a ser feita será a orientação de higiene bucal. Aprender a escovar e usar o fio dental corretamente todos os dias é a principal forma de manter sua gengiva saudável.
Se o motivo for a gengivite, o dentista fará a limpeza no consultório eliminando a placa bacteriana e o tártaro, além de recomendar produtos ou medicamentos para controlar a inflamação.
Além disso, recomendará a utilização de produtos adequados para fazer a higiene bucal, evitando ferir as gengivas e promovendo uma limpeza mais completa. Afinal, a escovação é essencial para prevenir a proliferação das bactérias que causam sangramentos gengivais.
Não ignore essa condição, mesmo que ela seja discreta, pois quando a gengivite não é tratada ela evolui para periodontite, condição mais grave que afeta todos os tecidos de sustentação dos dentes e causam a sua perda. Além disso, o sangramento gengival levar as bactérias e outros germes para dentro da corrente sanguínea, o que pode causar outros problemas de saúde! Por isso, faça sua parte cuidando bem dos dentes em casa e visite o dentista a cada 6 meses ou até com mais frequência, se esta for a recomendação do seu dentista!