Blog

Sorriso Gengival: o que é e como tratar

O que é

O sorriso gengival é quando a gente, na linha do sorriso, mostra muita gengiva. Existem pessoas que possuem uma gengiva muito maior do que o tamanho do dente e na hora que a pessoa sorri fica um pouco estranho.

 

Tratamentos

Para isso, temos algumas formas de fazer essa correção, como:

Situações menos expressivas: muitas vezes com o tratamento ortodôntico conseguimos diminuir esse sorriso gengival.

Hoje nós temos os artifícios do mini-implante, que funcionam da seguinte maneira, a gente coloca os mini-parafuso na parte superior, por dentro da boca, e num dado momento do tratamento ortodôntico, já com os dentes alinhados e nivelados, colocamos os elásticos no mini-parafuso. O elástico vai puxar o plano oclusal para cima, que fará esse movimento diminuindo a quantidade de gengiva que aparece no sorriso.

Outra forma também é, por conta de muita gengiva cobrindo a coroa do dente fazemos a gengivoplastia, cortar um pouco da gengiva que está em excesso. Às vezes a gente une dois tratamentos, o ortodôntico e a gengivoplastia.

Uma coisa que às vezes é usado e pode ajudar em casos bem leves é o botóx que não deixa o lábio subir. Em algumas situações, as pessoas optam por usar. A desvantagem é que toda hora você tem que, de tempos em tempos, reaplicar o botóx.

Situações mais expressivas: muitas vezes precisamos encaminhar para a cirurgia hospitalar. A pessoa tem na genética uma quantidade óssea no arco superior muito grande, não tem como resolver, pois precisa remover uma faixa do osso para trazer o plano oclusar para cima e diminuir a faixa da gengiva.

Depende do grau de tamanho desse sorriso gengival que é necessário o tratamento ortodôntico, tratamento ortodôntico com a gengivoplastia ou cirurgia hospitalar.

Dra Licia Ney Pizzocolo Gonzalez apex odontologiafaixa-apex-odontologia

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423

Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, cirurgia oral e implante.

faixa-apex-odontologia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

× Agendar Consulta