Na odontopediatria, além da condição dental, é avaliado também o posicionamento dos dentes na boca e o relacionamento deles entre si, porque isso fará total diferença na mastigação.
Se temos uma mordida cruzada (conforme mostrado no vídeo), onde os dentes de baixo estão por cima dos dentes de cima, haverá uma trava na hora de mastigar, e o que vai acontecer é que essa mastigação será feita mais de um lado do que de outro.
Um exemplo também seria a prática de musculação, onde um halterofilista levanta 10 quilos num braço e 20 no outro. Com certeza, essa pessoa terá um crescimento muscular diferente de um lado e de outro, causando desequilíbrio.
A mesma coisa acontece com a mastigação. Portanto, quando se mastiga mais de um lado, o desenvolvimento da face será desproporcional de um lado e de outro.
Por isso, é muito importante descobrir através da avaliação do dentista onde está essa interferência, esse cruzamento.
E, com relação aos dentes de leite, muitas vezes se imagina que a criança precise utilizar aparelho ortodôntico. Para que isso não seja necessário, existe a opção de descruzar a mordida através de uma pista.
As pistas planas colocadas nos dentes de leite são resinas, como se fossem uma restauração, e sem causar nenhum desgaste, é possível reposicionar essa mordida. Na maioria das vezes, o resultado é bastante positivo.