Mastigação e Mordida Cruzada

Na odontopediatria, além da condição dental, é avaliado também o posicionamento dos dentes na boca e o relacionamento deles entre si, porque isso fará total diferença na mastigação.

O que causa a Mordida Cruzada?

Se temos uma mordida cruzada (conforme mostrado no vídeo), onde os dentes de baixo estão por cima dos dentes de cima, haverá uma trava na hora de mastigar, e o que vai acontecer é que essa mastigação será feita mais de um lado do que de outro.

Um exemplo também seria a prática de musculação, onde um halterofilista levanta 10 quilos num braço e 20 no outro. Com certeza, essa pessoa terá um crescimento muscular diferente de um lado e de outro, causando desequilíbrio.

A mesma coisa acontece com a mastigação. Portanto, quando se mastiga mais de um lado, o desenvolvimento da face será desproporcional de um lado e de outro.

Por isso, é muito importante descobrir através da avaliação do dentista onde está essa interferência, esse cruzamento.

E, com relação aos dentes de leite, muitas vezes se imagina que a criança precise utilizar aparelho ortodôntico. Para que isso não seja necessário, existe a opção de descruzar a mordida através de uma pista.

As pistas planas colocadas nos dentes de leite são resinas, como se fossem uma restauração, e sem causar nenhum desgaste, é possível reposicionar essa mordida. Na maioria das vezes, o resultado é bastante positivo.

Dra Fulvia Ney Pizzocolo Caterina apex odontologiafaixa-apex-odontologia

Dra. Fulvia Ney Pizzocolo Caterina
CRO-SP 57052

Formada pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995, e pós-graduada em especialização de Odontopediatria (bebes e crianças) , odontohebiatria (adolescentes) e atua na área de endodontia.

× Agendar Consulta