Logo | Ápex Odontologia

O que é plástica gengival

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.
O que é plástica gengival | Por Ápex Odontologia | Dentista SP Brooklin

Não são apenas os dentes que compõem o nosso sorriso, afinal, a gengiva têm um papel importante também. Sendo assim, quando ela apresenta certas características, como recobrir os dentes em excesso, acaba prejudicando a aparência.

Para solucionar esse e outros problemas existe um procedimento chamado gengivoplastia, ou cirurgia plástica gengival. Ela é uma excelente alternativa para valorizar a estética do sorriso, dando harmonia e simetria para ele.

Neste artigo explicaremos o que é essa cirurgia, como ela é feita e em quais situações é indicada. Continue lendo para saber mais!

Sobre a plástica gengival

A gengiva é responsável por cobrir as partes ósseas, raiz e coroa dentais. Além dessa funcionalidade, ela também contribui para a aparência do sorriso, pois modela os dentes e ainda influencia na percepção de tamanho deles.

Por isso, quando existe algum problema com a gengiva ou ela tem características muito específicas, acaba interferindo de forma negativa na aparência das arcadas dentárias. Os dentes podem parecer menores do que são, pode aparecer assimetria entre as bordas da gengiva (a margem gengival de um dente ficar muito mais alta que a do vizinho, por exemplo) , desarmonias e outras falhas estéticas.

Para reverter esses problemas existe a cirurgia plástica gengival. Por meio dela o especialista faz a remoção de excessos de tecido, acrescenta onde há falta e desenha as bordas da gengiva para que o sorriso fique mais harmônico e agradável.

Indicações da plástica gengival

A gengivoplastia é indicada para pessoas que desejam valorizar ainda mais o seu sorriso, melhorando o aspecto das suas gengivas. Existe a possibilidade de retirar tecidos, modelá-los ou fazer enxertos. A seguir, falamos um pouco mais de cada uma dessas opções.

Remoção de tecido gengival em excesso

Você já deve ter conhecido ou visto alguma pessoa que ao sorrir expõe demais a gengiva. Essa característica é chamada de sorriso gengival, sendo causada principalmente pelo tamanho excessivo da gengiva.

Quando ele é grande demais se estende sobre a coroa dos dentes, parte que fica visível na boca, escondendo uma boa porção deles. Então, a impressão que se tem é de que os dentes são menores.

Por meio da plástica gengival, removemos alguns milímetros das bordas das gengivas para que elas tenham dimensões mais harmônicas e os dentes fiquem mais à mostra, valorizando o seu formato.

Modelagem das bordas da gengiva

A plástica gengival também é indicada para pessoas que apresentam desarmonias ou assimetrias nas bordas da gengiva. Nesse caso, elas podem recobrir mais alguns dentes e menos os outros, serem quadradas ou apresentarem outras características que provocam desigualdades em sua aparência.

O que o cirurgião faz é remodelar essa borda por meio da remoção dos tecidos em excesso para que ela fique arredondada e simétrica, recobrindo todos os dentes proporcionalmente e valorizando o seu aspecto.

Enxerto gengival

  • Há casos em que o problema não está no excesso, mas sim na falta de tecido gengival. Isso acontece, por exemplo, quando há retração gengival, ou seja, ela fica mais encurtada. Isso por causa de inflamações, infecções ou agressões provocadas pela desarmonia na engrenagem dental, incluindo a falta de caninos funcionais, que devem guiar os corretos movimentos da mandíbula em relação a maxila.

O que acontece é a exposição da raiz do dente, uma parte muito sensível, causando dores e aumentando as chances de cárie radicular. A gengivoplastia é feita, então, para colocação de um enxerto na gengiva, procedimento no qual se acrescenta um pedaço de tecido para que ele cicatrize no local e incorpore ali.

Plástica gengival - como manter o resultado à longo prazo

Os resultados das plásticas gengivais são bons, favorecem a estética que estava comprometida, mas é fundamental analisar e ajustar a mordida, pois o problema que havia poderá voltar se a causa traumática não for corrigida.

Como é feita a plástica gengival

A plástica gengival é um procedimento criterioso porém com riscos mínimos para o paciente, por isso é realizado em consultório. Não é necessário internação e a anestesia é apenas no local. A técnica varia dependendo do resultado que se pretende alcançar, o procedimento é relativamente rápido, indolor e a recuperação do paciente se dá em pouco tempo.

O pós-operatório dura cerca de 10 dias, pois as gengivas cicatrizam muito rapidamente. De toda forma, a recuperação total acontece em 90 a 180 dias.  Não é necessário, em alguns casos, nem realizar suturas e não há cicatrizes. As gengivas não apresentarão nenhuma marca, preservando o seu aspecto homogêneo.

A plástica gengival é um tratamento interessante para quem deseja modelar o seu sorriso e valorizar os seus dentes. Seguindo as orientações do dentista no período pós-operatório não existe risco de complicações e o paciente desfrutará de um sorriso mais harmônico.

Por Dr. Marcos Ney Pizzocolo
CRO-SP 56458. Formado pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995 e pós-graduado em especialização de prótese dentária. Atua na área de estética, implante, cirurgia oral e reabilitação oral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 14 / 05 / 21
A lente de contato dental tem sido muito procurada ultimamente, mas será que realmente vale a pena fazer o tratamento com esse laminado? Descubra!
Ler Mais
 | 29 / 12 / 20
Você sabe usar o fio dental do jeito certo? Descubra qual é a técnica mais adequada para utilização desse produto, a fim de garantir uma higiene bucal perfeita.
Ler Mais
1 2 3 6
Logo | Ápex Odontologia

Ápex Odontologia 2021 | Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross