Índice
Geralmente, as pessoas falam que ele se divide em cêntrico e excêntrico. Mas na realidade, o bruxismo é o movimento feito pelos músculos, utilizando, obviamente, os dentes entre eles mesmos, algo que não é normal, afinal, os dentes são usados para mastigar, para cortar e para falar.
Quando você está fazendo o bruxismo, você estará utilizando a musculatura no momento inadequado, causando a opressão ou arrastamento entre os dentes. Obviamente, não é nada saudável, nem para os dentes e nem para os ligamentos, que é a periodontia. Nem para os músculos, porque como sabemos, quando são feitos exercícios e o corpo não esta preparado, dói muito depois, os músculos ficam sensíveis.
Na realidade, a causa do bruxismo é multifatorial. Ouve-se muito que estresse pode causar este problema, mas na verdade, o estresse é o gatilho para o bruxismo naquela pessoa que já possui uma tendência muito forte a ter a doença.
Todos nós temos sistemas que são menos saudáveis, ou seja, existem pessoas que quando ficam estressadas, sente dores no estômago, cai o cabelo, tem caspa, doem os joelhos. E tem aqueles que mordem, apertam os dentes. Então o estresse é o gatilho.
Além destas, existem algumas outras situações que a poderíamos colocar como causa, por exemplo, quando vamos mastigar, precisamos muito de um dente que é pouco falado, mas é muito importante: o dente canino.
Os dentes caninos precisam se encostar. Quando eles se encostam e gerenciam a mastigação, a força mastigatória diminui cerca de 70%. Então quando você tem esse dente importante trabalhando, que normalmente na mastigação ninguém percebe que está usando o canino, mas como ele está trabalhando de maneira correta, os músculos se auto preservam.
O organismo tem a gênese de diminuir o gasto de energia, e para preservar ao máximo a saúde. Então o objetivo de qualquer área da saúde não é você viver pra sempre, mas sim que você tenha um bom funcionamento do sistema por boa parte da vida.
Você tendo os caninos funcionando, é uma das situações que favorecem para que você não tenha o bruxismo. Você tendo o engrenamento dos dentes posteriores de maneira razoável, também ajuda a não ter o problema.
Outra situação que inconscientemente a pessoa faz a noite, por exemplo, o bruxismo excêntrico, que ela raspa os dentes, é justamente porque ela está sentindo que o engrenamento não está adequado, e é preciso raspar um pouco para encaixar melhor.
Sendo o estresse o gatilho, qualquer investimento que você faça, seja em dinheiro ou de tempo para ficar mais tranquilo, para gerenciar o estresse, você estará indo na solução não apenas do bruxismo, mas também de outros problemas de saúde.
E para você saber qual o seu problema, e o tipo de situação que desencadeia o bruxismo em você, é necessário procurar o cirurgião dentista para que você saiba o que é melhor para você.
Sua saúde bucal faz a diferença na sua qualidade de vida!
Formado pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995 e pós-graduado em especialização de prótese dentária. Atua na área de estética, implante, cirurgia oral e reabilitação oral.
Eu gostei muito de ouvir sua palestra eu estou sentindo esse sintoma do bruxismo