Logo | Ápex Odontologia

Saúde Bucal e o Coração

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.

É muito comum as pessoas acharem que a saúde bucal está tudo bem, e, no entanto, existem situações da saúde bucal que não promovem dor, e nem por isso é sinal de que está tudo bem.

Qual a relação disso com o coração?

Essas condições que são Infecciosas podem chegar a órgãos importantes, como o coração.

Como que isso pode acontecer?

Por exemplo, a periodontite é uma infecção bacteriana dentro da gengiva, que promove perda óssea e que ocorre por muitos anos, muitas vezes sem o conhecimento da pessoa. Como ela não promove dor, a infecção permanece cheia de bactérias agressivas, pois causam perda óssea.

Bactérias na corrente sanguínea

Como a gengiva é bastante vascularizada, por isso é avermelhada e roseada, essas bactéria entram na corrente sanguínea e passeiam pelo organismo, e também podem se alojar no coração, causando uma infecção que chamamos de endocardite bacteriana, podendo ocasionar infarto e morte.

Cardiopatia

Não é possível saber o grau de risco que a cardiopatia apresenta. Se a pessoa chega a ter um infarto é porque ela já vinha tendo um problema de entupimento em algumas veias, em algumas artérias, já vinha tendo algum entupimento no coração, para assim ter um infarto. A pessoa que tem um AVC, ela não terá um acidente vascular no cérebro, que de repente entope a artéria, vem entupindo ao longo dos anos de vida da pessoa, em certo momento a artéria entope e a pessoa tem um AVC.

Existe um dado importante divulgado em um curso da Sociedade Paulista de Cardiologia sobre entupimento dos vasos sanguíneos. A partir do momento em que é ingerido o leite de vaca, ocorrem os entupimentos, conforme a alimentação de cada pessoa. O risco tem a ver com a genética, outros fatores como o sedentarismo, mas ao longo dos anos de vida, vamos acumulando essas placas nos vasos sanguíneos.

Qualquer um de nós pode dispor grandes riscos de ter um problema de coração. Não é possível saber quando pode acontecer, então para qualquer pessoa é importante ter o cuidado com a saúde bucal, para não deter a infecção, diminuindo o risco de um infarto por conta da origem odontológica.

Casos recentes

Existem inclusive na mídia, pessoas conhecidas que morreram por infarto de origem odontológica. Um ex-integrante da banda Dominó, recentemente morreu com 40 e poucos anos, e foi diagnosticada a origem odontológica do problema de coração que o levou a óbito.

Então é muito importante você ter um cuidado preventivo com a sua saúde bucal, pois existem condições que não promovem dor, e nem por isso você não terá essa infecção que pode te levar a um problema cardíaco.

Saúde Bucal e o Coração | Por Ápex Odontologia | Dentista SP Brooklin
Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423. Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, periodontia e ortodontia e também é Invisalign Doctor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 14 / 08 / 24
A consulta de rotina com o dentista é fundamental para monitorar a saúde da boca. O especialista complementa os cuidados adotados em casa e aplica outras técnicas para evitar problemas dentários, além de fazer recomendações e dar instruções para um cuidado personalizado. Você já deve ter ouvido o ditado que diz que prevenir é melhor […]
Ler Mais
 | 08 / 07 / 24
O estresse provoca uma série de desequilíbrios no organismo, e isso também afeta os tecidos bucais. Ele favorece as inflamações, contribui para a formação de cárie, tártaro, entre outros problemas que comprometem a saúde do sorriso como um todo. Você já deve ter ouvido falar que o excesso de estresse traz complicações para o coração, […]
Ler Mais
1 2 3 32
Ligue para agendar
magnifiercross