Logo | Ápex Odontologia

Tratamento de Canal no Dente de Leite

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

Muitas pessoas se perguntam como acontece o tratamento de canal em dente de leite. Se isso for necessário, existe uma forma própria para crianças. O dente de leite possui a raiz, exatamente como o dente permanente, os procedimentos são parecidos.

Como é feito?

Aplica-se anestesia tópica para que seja bem indolor, depois a anestesia normal e por último e o mais ideal, quando é possível e quando conseguimos, é utilizar o isolamento absoluto.

A obturação desse dente será com material diferente do permanente, porque as raízes são reabsorvidas, então precisa ser uma pasta, ao invés de ser um cone de borracha, será uma pasta.

Tipos de isolamento

1 - Isolamento relativo

É feito com um mordedor que é colocado na boca da criança, a gente amarra com fio dental para dar maior segurança e coloca os roletes de algodão por dentro. Assim, temos um auxiliar ajudando a segurar, trocar o algodão e o sugador sempre dentro da boca.

2 - Isolamento absoluto

Esse é realmente ideal, mais seguro e facilita para terminar o procedimento. Utilizamos para evitar que qualquer material caia na boca da criança, que o gosto ruim vá para a boca e isolar o dente da saliva para que a gente consiga uma assepsia ideal. O dente tratado não pode ter reinfecção, por isso, o isolamento é muito importante.

Quando não se consegue fazer o isolamento dessa forma, usamos o relativo, mas essa é realmente a forma mais segura de se tratar de um canal.

Ao fundo da imagem, há um dente de leite com raiz, meramente ilustrativa.
Por Dra. Fulvia Ney Pizzocolo Caterina
CRO-SP 57052. Formada pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995, e pós-graduada em especialização de Odontopediatria (bebes e crianças) , odontohebiatria (adolescentes) e atua na área de endodontia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 14 / 08 / 24
A consulta de rotina com o dentista é fundamental para monitorar a saúde da boca. O especialista complementa os cuidados adotados em casa e aplica outras técnicas para evitar problemas dentários, além de fazer recomendações e dar instruções para um cuidado personalizado. Você já deve ter ouvido o ditado que diz que prevenir é melhor […]
Ler Mais
 | 08 / 07 / 24
O estresse provoca uma série de desequilíbrios no organismo, e isso também afeta os tecidos bucais. Ele favorece as inflamações, contribui para a formação de cárie, tártaro, entre outros problemas que comprometem a saúde do sorriso como um todo. Você já deve ter ouvido falar que o excesso de estresse traz complicações para o coração, […]
Ler Mais
1 2 3 32
Ligue para agendar
magnifiercross