Logo | Ápex Odontologia

Higiene bucal do bebê: Como e quando começar?

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.
Ao fundo da imagem, há uma criança e uma mãe.

Os cuidados com a saúde bucal precisam começar na infância. Afinal, a saúde dos dentes de leite impacta a saúde dos permanentes, por isso, um sorriso saudável quando criança resulta no equilíbrio da dentição durante adolescência e na vida adulta.

Para ter uma boca saudável é preciso, principalmente, manter a regularidade da higiene bucal, sendo que isso deve se iniciar ainda na primeira infância. Mas em qual momento devemos começar a nos preocupar com a higiene bucal do bebê?

Essa é uma dúvida muito recorrente dos pais e responsáveis. Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar quando começar a higienização da boca do bebê e de que maneira isso pode ser feito para garantir a segurança e saúde do pequeno. Continue lendo!

Quando a higiene bucal do bebê deve começar?

Você sabia que as bactérias se proliferam na boca em função do contato com qualquer tipo de alimento? Por isso, mesmo os bebês que são alimentados apenas com leite materno podem ter esses micro-organismos nocivos em seus tecidos bucais.

Por essa razão, até os pequeninos que ainda não têm os dentes de leite precisam da higienização bucal para remover os resíduos após a amamentação. Nesse caso, a higiene é feita apenas uma vez por dia, depois da última mamada, utilizando uma gaze umedecida e com movimentos delicados para não ferir as gengivas sensíveis da criança.

Assim que nascem os primeiros dentes de leite é necessário dar início à escovação deles, principalmente quando a criança passa para a fase da introdução alimentar. Nesse momento, a placa bacteriana pode se formar no esmalte dentário e levar a problemas bucais de diversos.

A higienização, neste primeiro ano de vida, pode ser feita utilizando-se uma dedeira ou uma escova de dente específica para bebês. O creme dental também deve ser destinado para os pequenos, a fim de conter a quantidade correta de flúor para não prejudicar a saúde da criança.

As visitas ao dentista na primeira infância

Assim como a higiene bucal deve começar quando a criança ainda é um bebê, é necessário dar início ao acompanhamento odontológico também nessa fase. O pequeno precisa frequentar o consultório do dentista para que esse profissional complemente os cuidados caseiros e comece a participar de sua vida como um personagem tranquilo e amigo em sua mente.

A primeira consulta com o odontopediatra, dentista responsável pelo cuidado de crianças, pode acontecer mesmo antes de nascerem os primeiros dentes de leite. O profissional dará instruções para os pais de como realizar a higiene bucal e adotar outros cuidados que vão garantir uma boquinha saudável.

O odontopediatra vai acompanhar todo o desenvolvimento do bebê, a erupção dos dentes de leite e o crescimento da arcada dentária e todos os ossos da face. A atuação dele é fundamental para identificar possíveis problemas, ou a tendência para eles, e realizar intervenções antes que se manifestem ou se agravam.

Esse profissional ainda faz um trabalho de educação junto às crianças um pouco mais velhas, instruindo sobre como realizar a higiene bucal sozinhas, usar o fio dental e a importância desses cuidados e de adotar uma alimentação saudável.

Tudo isso para garantir que os dentes de leite estejam livres de problema, o que vai resultar, como dissemos, na saúde dos dentes permanentes e no equilíbrio bucal muito maior durante a adolescência e a fase adulta.

Portanto, assim que a criança nascer já podemos começar a praticar a higiene bucal, mantendo sempre o acompanhamento com o odontopediatra para que ele possa instruir sobre a evolução desses cuidados, acompanhando o desenvolvimento da criança e evitando que ela tenha complicações com seu sorriso.

Ao fundo da imagem, há uma criança e uma mãe.
Por Dr. Marcos Ney Pizzocolo
CRO-SP 56458. Formado pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995 e pós-graduado em especialização de prótese dentária. Atua na área de estética, implante, cirurgia oral e reabilitação oral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 14 / 08 / 24
A consulta de rotina com o dentista é fundamental para monitorar a saúde da boca. O especialista complementa os cuidados adotados em casa e aplica outras técnicas para evitar problemas dentários, além de fazer recomendações e dar instruções para um cuidado personalizado. Você já deve ter ouvido o ditado que diz que prevenir é melhor […]
Ler Mais
 | 08 / 07 / 24
O estresse provoca uma série de desequilíbrios no organismo, e isso também afeta os tecidos bucais. Ele favorece as inflamações, contribui para a formação de cárie, tártaro, entre outros problemas que comprometem a saúde do sorriso como um todo. Você já deve ter ouvido falar que o excesso de estresse traz complicações para o coração, […]
Ler Mais
1 2 3 32
Ligue para agendar
magnifiercross