A doença periodontal é uma das principais causas de perda de dentes, por isso ela precisa ser prevenida e tratada corretamente. Inclusive porque as bactérias podem migrar para a corrente sanguínea e desencadear outros problemas de saúde.
Você sabia que cerca de 99% da população brasileira têm algum tipo de doença periodontal? Esse é um dado muito preocupante, já que esse problema bucal está entre as principais causas de perda total de dentes. Mas o problema não fica limitado ao Brasil.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo têm algum tipo de doença bucal, e as doenças periodontais são uma parte importante dessa ocorrência.
Contudo, essa realidade pode ser facilmente revertida, uma vez que a prevenção contra a doença periodontal é simples de ser feita. Além disso, existe tratamento para controlar o problema. Neste artigo você vai saber mais a respeito de tudo isso. Acompanhe.
Índice
Recebe o nome de doença gengival qualquer condição clínica que traz prejuízos para a gengiva. Essas doenças apresentam níveis diferentes de gravidade. Conforme a inflamação ou infecção evolui, ela se torna uma doença periodontal.
No primeiro estágio está a gengivite. Ela é um processo inflamatório limitado ao tecido gengival. Por isso, é mais fácil de ser tratada e revertida.
No segundo estágio temos a doença periodontal (periodontite). A inflamação consegue alcançar as estruturas que sustentam os dentes, que são os tecidos mais profundos que fazem com que eles permaneçam fixos na boca.
No terceiro estágio temos a periodontite avançada. Quando a doença periodontal não é tratada, ela danifica as fibras e os ossos que sustentam os dentes, eles podem ser destruídos, fazendo com que o dente fique mole e se solte da boca.
Por isso a doença periodontal causa a perda de dentes. Os tecidos não conseguem mais sustentar a dentição, fazendo com que ela se solte de forma espontânea por falta de base.
A periodontite é causada, principalmente, pela negligência com a higiene bucal. A falta de escovação e de uso do fio dental faz com que restos de comida se acumulem nos dentes formando a placa bacteriana. Mas, existe um fator importante e que pouco se fala, que é a mordida em desequilíbrio, que causa sobrecarga nos dentes e nas estruturas de sustentação dos dentes e também promove a perda óssea, agravando a periodontite! Além disso, condições da saúde geral, como diabetes, gravidez, alterações hormonais, podem predispor e agravar o problema periodontal.
As bactérias proliferam, o organismo reage com a inflamação e o problema se agrava se não for realizada uma intervenção. Portanto, deixar de escovar os dentes e de usar o fio dental é o fator que desencadeia a doença periodontal. Então, o simples cuidado com os dentes é a principal forma de evitar a perda deles.
Quando a doença gengival está no começo, o tratamento é muito mais simples. Basta fazer uma higienização bucal caprichada para eliminar a placa bacteriana. A gengiva consegue se recuperar sozinha.
Porém, quando o problema evolui para doença periodontal é preciso contar com o suporte de um dentista especialista em periodontia. Será necessária uma intervenção para remover a placa bacteriana e o tártaro que se instalou abaixo da linha da gengiva. O uso da laserterapia também é um forte aliado na desinfecção das regiões acometidas pela periodontite, com perdas ósseas profundas!
O dentista também poderá receitar produtos bucais para combater a inflamação e as bactérias. Dependendo da gravidade da infecção, podem ser necessários medicamentos por via oral. Em casos mais avançados, pode ser preciso fazer cirurgia.
Lembre-se, que são fundamentais, os tratamentos ortodônticos e/ou reabilitadores para recuperar o equilíbrio da mordida! Os dentes precisam estar posicionados corretamente nas arcadas, e ter sua forma e anatomia restabelecidas, para que a mordida e a função mastigatória seja saudável e não promova mais sobrecargas prejudiciais aos dentes nem ao periodonto (tecidos ao redor do dente: osso, gengiva e ligamentos periodontais).
É muito importante ressaltar que a doença periodontal é um tipo de infecção. Existe proliferação de bactérias, e esses microrganismos nem sempre ficam limitados à cavidade bucal.
Um dos grandes prejuízos da periodontite é a perda de dentes, mas as bactérias conseguem migrar pela corrente sanguinea para outras partes do corpo. Podem alcançar os pulmões e causar pneumonia. Também existe o risco de se alojarem no coração e provocar a endocardite bacteriana.
No caso das mulheres gestantes, as inflamações e infecções bucais trazem prejuízos para a gestação, afetando o desenvolvimento do bebê favorecendo partos prematuros e o nascimento de bebês de baixo peso.
Por isso, é fundamental adotar cuidados com a saúde bucal em casa, fazendo a higienização da boca e dos dentes da maneira correta. Também é indispensável passar por consultas regulares com o dentista, a fim de adotar medidas preventivas profissionais.
Não se esqueça de que a doença periodontal é uma condição grave que pode afetar a saúde como um todo. Mesmo assim, a prevenção está em suas mãos. Você só precisa se comprometer com a saúde da sua boca e da sua gengiva, mantendo os cuidados necessários para evitar a proliferação excessiva de bactérias.