Logo | Ápex Odontologia

Dentista na gravidez: devo ir?

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O ideal é você fazer toda a prevenção e deixar a boca saudável quando estiver pensando em engravidar. A partir do momento que a gestante precisa de um tratamento odontológico, é importante ficar tranquila para se submeter ao tratamento.

Algumas dúvidas comuns surgem quando se trata de dentista na gravidez, como:

Qual o benefício do segundo trimestre?

É um trimestre que você não sente enjoo, fica mais disposta, não fica incomodado de ficar deitada na mesma posição por muito tempo. Por isso, nós indicamos que o melhor tratamento odontológico na gestante é no segundo trimestre.

Posso tirar radiografia?

Pode tirar radiografia, os trabalhos dizem para evitar a radiografia no primeiro trimestre. Caso você esteja com um mês e meio, tire se for necessário. Se você estiver com dor de dente e precisa tratar o canal, não deixe para fazer apenas no meio do segundo trimestre, pois ficará com dor e infecção, e também não é bom para o bebê. Tente evitar porque você não vai fazer um tratamento estético e tirar radiografia à toa, mas se precisar tire.

A radiografia do consultório é uma quantidade de radiação muito pequena, fique tranquila. Se for com urgência e precisar saber o que está acontecendo, não tem problema.

Posso tomar anestesia?

Outra questão é a anestesia, e também pode tomar. Se você precisa tratar um dente porque está com infecção, não vai tratar sem anestesia porque será um estresse que gerará mais prejuízo para gestação do que o anestésico.

Existe um anestésico para gestante que não gera problema nenhum, ou seja, pode tomar anestesia também.

Terceiro trimestre também pode?

No último trimestre também, já tivemos vários casos de chegar perto de ter o bebê, a pessoa ter dor de dente e precisar tratar o canal. Já tive amiga que tratou o canal e dois dias depois foi a hora do bebê nascer, e não tem problema nenhum! O que não pode é ir para o parto com dor de dente, assim fica inviável.

Mesmo no terceiro trimestre, se precisou pode tratar, tirar radiografia e tomar anestesia. O único inconveniente é posição, porque já está com aquele barrigão, tem dor nas costas e ficará muito tempo deitado, às vezes terá que fazer em 2 ou 3 sessões mais curtas. Entretanto, tem alguns inconvenientes por conta de todo o processo, mas pode fazer o tratamento odontológico em qualquer uma das fases se for realmente importante.

O mais importante é você fazer a prevenção e engravidar com a boca em ordem!

Ao fundo da imagem, há uma mulher grávida sentada na cadeira odontológica e seu médico de costas para a câmera.
Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423. Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, periodontia e ortodontia e também é Invisalign Doctor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 14 / 08 / 24
A consulta de rotina com o dentista é fundamental para monitorar a saúde da boca. O especialista complementa os cuidados adotados em casa e aplica outras técnicas para evitar problemas dentários, além de fazer recomendações e dar instruções para um cuidado personalizado. Você já deve ter ouvido o ditado que diz que prevenir é melhor […]
Ler Mais
 | 08 / 07 / 24
O estresse provoca uma série de desequilíbrios no organismo, e isso também afeta os tecidos bucais. Ele favorece as inflamações, contribui para a formação de cárie, tártaro, entre outros problemas que comprometem a saúde do sorriso como um todo. Você já deve ter ouvido falar que o excesso de estresse traz complicações para o coração, […]
Ler Mais
1 2 3 32
Ligue para agendar
magnifiercross