O ideal é você fazer toda a prevenção e deixar a boca saudável quando estiver pensando em engravidar. A partir do momento que a gestante precisa de um tratamento odontológico, é importante ficar tranquila para se submeter ao tratamento.
Algumas dúvidas comuns surgem quando se trata de dentista na gravidez, como:
Índice
É um trimestre que você não sente enjoo, fica mais disposta, não fica incomodado de ficar deitada na mesma posição por muito tempo. Por isso, nós indicamos que o melhor tratamento odontológico na gestante é no segundo trimestre.
Pode tirar radiografia, os trabalhos dizem para evitar a radiografia no primeiro trimestre. Caso você esteja com um mês e meio, tire se for necessário. Se você estiver com dor de dente e precisa tratar o canal, não deixe para fazer apenas no meio do segundo trimestre, pois ficará com dor e infecção, e também não é bom para o bebê. Tente evitar porque você não vai fazer um tratamento estético e tirar radiografia à toa, mas se precisar tire.
A radiografia do consultório é uma quantidade de radiação muito pequena, fique tranquila. Se for com urgência e precisar saber o que está acontecendo, não tem problema.
Outra questão é a anestesia, e também pode tomar. Se você precisa tratar um dente porque está com infecção, não vai tratar sem anestesia porque será um estresse que gerará mais prejuízo para gestação do que o anestésico.
Existe um anestésico para gestante que não gera problema nenhum, ou seja, pode tomar anestesia também.
No último trimestre também, já tivemos vários casos de chegar perto de ter o bebê, a pessoa ter dor de dente e precisar tratar o canal. Já tive amiga que tratou o canal e dois dias depois foi a hora do bebê nascer, e não tem problema nenhum! O que não pode é ir para o parto com dor de dente, assim fica inviável.
Mesmo no terceiro trimestre, se precisou pode tratar, tirar radiografia e tomar anestesia. O único inconveniente é posição, porque já está com aquele barrigão, tem dor nas costas e ficará muito tempo deitado, às vezes terá que fazer em 2 ou 3 sessões mais curtas. Entretanto, tem alguns inconvenientes por conta de todo o processo, mas pode fazer o tratamento odontológico em qualquer uma das fases se for realmente importante.
O mais importante é você fazer a prevenção e engravidar com a boca em ordem!