Blog

Covid-19: O desafio dos profissionais da área odontológica em tempos de pandemia

Algo que não estava previsto para o ano de 2020: enfrentar a pandemia do novo Coronavírus. E com o avanço da doença, os profissionais da saúde como médicos, biomédicos e farmacêuticos, passaram a correr riscos de contaminação para salvar vidas. Além destes, também existem outros profissionais que continuam expostos ao COVID-19, mesmo não tendo uma ligação direta com o combate ao vírus. São eles, os dentistas.

Para ajudar a conter a proliferação da Covid-19, e ao mesmo tempo, estar de acordo com as recomendações do governo e do Ministério da Saúde, a maioria dos profissionais da área odontológica decidiram atender somente casos de urgência e situações em que o paciente queira evoluir com o tratamento, que já estava em andamento.

Segundo a drª Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez, especialista em periodontia e ortodontia na Ápex Odontologia, localizada na zona Sul de São Paulo, os atendimentos continuarão sendo feitos na própria clínica, mas mantendo os cuidados necessários, começando pela entrada do paciente. “Na entrada, já é feita a higiene dos sapatos, e os pacientes são encaminhados para lavar as mãos. Disponibilizamos um tempo estendido para não ter cruzamento de pacientes e para evitar espera. No tratamento propriamente dito, seguimos as recomendações dos órgãos competentes, sendo que muitas coisas já eram habituais na Ápex, ” explica Lícia.

Além de todos esses cuidados, o paciente também é orientado a tocar o mínimo possível nas superfícies. “Nós procuramos abrir as portas para eles, e os locais como as maçanetas, são higienizados frequentemente com álcool 70%. Antes de sair, disponibilizamos um flaconete de soro fisiológico para que o paciente higienize as vias aéreas, ” completa a dentista.

A relação entre saúde bucal e o COVID-19

A mucosa bucal é um ambiente acessível para qualquer vírus, e com o Covid-19 não é diferente. De acordo com o drº Marcos Ney Pizzocolo, que também atua pela Ápex, o vírus pode ser transmitido facilmente pela saliva. “Ele pode adentrar o organismo, especialmente se houver sangramento gengival, machucados nos tecidos moles ou um dente aberto com o canal exposto, ” explica.

Isto significa que as secreções, incluindo a saliva, são repletas dos vírus nas pessoas contaminadas. Por isso, é necessário que todos tenham um cuidado excessivo para não colocar as mãos no rosto, olhos, nariz, e principalmente na boca, pois são as portas de entrada para o vírus.

Os cuidados com a saúde bucal neste período

Atualmente, os médicos falam muito sobre imunidade, uma vez que as pessoas com imunidade alta tem uma saúde melhor, e logo possuem maiores condições para se defender do possível ataque do vírus. Mas, para que isso aconteça, são necessários alguns cuidados específicos com a alimentação, doses extras de vitamina C e D, e banhos de Sol que aumentam a imunidade do organismo.

“Quando existe alguma inflamação ou infecção no corpo, o organismo já fica mais debilitado, facilitando a ação de qualquer vírus, pois as células de defesa já estão trabalhando contra esta condição, se vier mais algum “ataque” (o coronavírus, por exemplo), a defesa já será deficiente. Esse é um dos motivos de a manifestação da doença ser diferente de pessoa para pessoa, e por isso é tão importante manter a saúde bucal, ” afirma o drº Marcos.

É fundamental, para se manter a imunidade alta, tratar condições como infecção gengival, gengiva com sangramento, dentes doentes que podem evoluir para um problema de canal, dentes que precisam ser extraídos, ou mesmo restabelecer o conforto para mastigar bem.

“Para quem está com a saúde bucal em ordem, mantê-la com o bom uso de escova e fio dental diários é o que precisa ser realizado com rigor, ” conclui drª Lícia.

Dra Licia Ney Pizzocolo Gonzalez apex odontologiafaixa-apex-odontologia

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423

Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, cirurgia oral e implante.

faixa-apex-odontologia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

× Agendar Consulta