Quando vamos ao dentista, ele nos fala: você deve escovar os dentes de manhã, após o almoço e após a janta". Correto? Claro! Se possível, utilizar o fio dental. Passe o fio dental e escove em seguida.
Obviamente que com uma vida corrida, acabamos por não ter tempo suficiente para uma escovação correta, pensando em todos os lugares dos dentes onde a escova precisa chegar. A escovação noturna, então, acaba se tornando a mais importante, porque é normalmente neste horário que temos um pouco mais de tempo.
Além de ser o momento com mais tempo para uma boa escovação, a escovação noturna também é importante porque quando vamos dormir, nosso corpo relaxa e as glândulas salivares funcionam de forma reduzida também.
Obviamente pela manhã, você estará com a boca seca e com um hálito desagradável. Isso acontece por causa da diminuição da produção da saliva. A saliva é muito importante para lubrificar a gengiva, os dentes e também controlar as bactérias.
Por isso, quando dormimos e passamos em média 8 horas com a boca fechada e sem produzir muita saliva, existe um risco maior de desenvolver problemas bucais.
Então, passar o fio dental após a última refeição, de forma criteriosa, e depois fazer a escovação de maneira metódica antes de dormir, é a melhor forma de prevenir problemas bucais.
Portanto é recomendado que você invista tempo na sua escovação noturna, priorizando o uso do fio dental. O importante é você investir um pouco mais de tempo nesse procedimento.
A sua saúde bucal faz toda a diferença na sua qualidade de vida.