Logo | Ápex Odontologia

Escovação Noturna: Qual a Importância?

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

Por que escovar a noite?

Quando vamos ao dentista, ele nos fala: você deve escovar os dentes de manhã, após o almoço e após a janta". Correto? Claro! Se possível, utilizar o fio dental. Passe o fio dental e escove em seguida.

Obviamente que com uma vida corrida, acabamos por não ter tempo suficiente para uma escovação correta, pensando em todos os lugares dos dentes onde a escova precisa chegar.  A escovação noturna, então, acaba se tornando a mais importante, porque é normalmente neste horário que temos um pouco mais de tempo.

Além de ser o momento com mais tempo para uma boa escovação, a escovação noturna também é importante porque quando vamos dormir, nosso corpo relaxa e as glândulas salivares funcionam de forma reduzida também.

Obviamente pela manhã, você estará com a boca seca e com um hálito desagradável. Isso acontece por causa da diminuição da produção da saliva. A saliva é muito importante para lubrificar a gengiva, os dentes e também controlar as bactérias.

Por isso, quando dormimos e passamos em média 8 horas com a boca fechada e sem produzir muita saliva, existe um risco maior de desenvolver problemas bucais.

Então, passar o fio dental após a última refeição, de forma criteriosa, e depois fazer a escovação de maneira metódica antes de dormir, é a melhor forma de prevenir problemas bucais.

Portanto é recomendado que você invista tempo na sua escovação noturna, priorizando o uso do fio dental. O importante é você investir um pouco mais de tempo nesse procedimento.

A sua saúde bucal faz toda a diferença na sua qualidade de vida.

Por Dr. Marcos Ney Pizzocolo
CRO-SP 56458. Formado pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995 e pós-graduado em especialização de prótese dentária. Atua na área de estética, implante, cirurgia oral e reabilitação oral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 31 / 03 / 21
Sabia que o flúor ao mesmo tempo em que protege os dentes pode fazer mal ao organismo? Entenda se ele é o mocinho ou o vilão dessa história.
Ler Mais
 | 17 / 02 / 21
O tártaro prejudica a estética do sorriso e a saúde da boca, por isso, ele precisa ser combatido. Veja como tratar esse problema e evitar suas complicações.
Ler Mais
1 2 3 28
Logo | Ápex Odontologia

Ápex Odontologia 2021 | Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross