A lente de contato é um laminado protético mais fino do que a faceta de porcelana, sendo essa uma das principais diferenças entre elas. Por causa da espessura diferenciada, as indicações também variam, pois a lente promove alterações mais discretas do que as facetas podem proporcionar.
A lente de contato dental e a faceta dentária são laminados protéticos muito finos que o dentista cola sobre o esmalte dentário para alterar características do dente, como formato, tamanho e tonalidade. Elas renovam o sorriso de uma forma muito rápida e definitiva.
É por isso que as lentes e as facetas apresentam diversas similaridades, mas são dois laminados distintos, logo, apresentam algumas diferenças entre si. São fatores que impactam em suas indicações e também nos resultados que podem ser alcançados.
Para que não fique mais nenhuma dúvida sobre esse assunto, apresentamos neste artigo as principais diferenças entre a lente de contato e a faceta para que você entenda por que cada uma apresenta indicações distintas. Acompanhe!
Índice
Conhecer as diferenças entre a lente de contato e a faceta de porcelana ajuda a entender que na hora de fazer um tratamento não podemos recorrer ao “tanto faz”. Cada uma tem suas características e, por isso, é mais ou menos indicada dependendo das necessidades do paciente. Confira a seguir o que esses dois laminados protéticos apresentam de diferente.
Uma das diferenças mais significativas entre a lente de contato e a faceta é a espessura do material. É verdade que ambas podem ser confeccionadas em porcelana, porém, as lentes são mais finas, tendo cerca de 0,2 mm.
As facetas, por sua vez, têm uma espessura maior, mas ainda assim são laminados muito finos. Elas têm no mínimo 0,5 mm, mas podem chegar a 1mm ou mais, dependendo das aplicações que se pretende fazer.
Como você viu, a lente de contato e a faceta de porcelana são fabricadas no mesmo material, mas com espessuras diferentes. É por isso que cada uma é indicada em situações distintas. No caso das lentes, sua indicação é muito mais estética e visando promover alterações menos significativas.
Como a lente é muito fina ela não consegue, por exemplo, cobrir manchas significativas nem alterar de forma drástica a tonalidade do esmalte. Em razão da sua espessura, pode permitir visualizar a cor do dente natural.
Portanto, pode ser indicado ao paciente fazer um clareamento dentário antes de instalar as lentes, para que os resultados sejam melhores. Seja como for, suas indicações são para:
Já que a faceta de porcelana tem uma espessura maior, existem casos em que ela contribui para melhorar a funcionalidade da arcada dentária, como ao promover o alongamento de dentes mais curtos ou corrigir pequenos desalinhamentos sem mexer na raiz dentária. Assim, há um melhor encaixe das arcadas e o favorecimento da higienização.
As facetas de porcelana são indicadas para:
Dependendo do quadro do paciente, a lente de contato ou faceta pode ser adotada, ainda, para recobrir raízes expostas, como em decorrência da retração gengival. Dessa forma, é possível minimizar o contato da raiz com o exterior e tratar a sensibilidade.
As facetas e as lentes são confeccionadas de forma personalizada para cada pessoa. São levados em consideração o formato original dos seus dentes e os resultados que se pretende alcançar para que cada um dos laminados seja fabricado. Portanto, é possível que em um sorriso seja realizada facetas e lentes, tudo dependerá de como estão os dentes do sorriso.
Embora as duas sejam coladas nos dentes e não possam mais ser retiradas, a aplicação tem algumas diferenças. Como as lentes são mais finas, nem sempre é necessário desgastar o esmalte para fazer a colagem delas. Diferente do que acontece na aplicação das facetas de porcelana.
Muitas vezes é preciso fazer um desgaste no esmalte, até um nível seguro para não comprometer a polpa dentária. Esse desgaste permite o melhor encaixe do laminado, preparando a base onde ele será colado.
Não podemos afirmar que a lente de contato ou faceta é melhor, já que cada uma tem as suas indicações e pode promover diferentes resultados. Sendo assim, o ideal é consultar um dentista experiente para saber qual dos dois laminados é ideal em seu caso e permite alcançar o efeito que deseja.