Logo | Ápex Odontologia

Lente de contato dental vale a pena? Descubra!

Atualizado em 28/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.
A imagem mostra uma mulher sorrindo com lente de contato dental.

A lente de contato dental é um laminado protético indicado para promover a alteração de algumas características dos dentes, como seu tamanho, formato e tonalidade. É um tratamento que vale a pena para quem deseja uma valorização estética do sorriso.

Nem sempre as pessoas estão satisfeitas com as características dos seus dentes. Outras vezes, eles não harmonizam com o conjunto da boca e da face. Em situações como essas, muitos decidem fazer o tratamento com a lente de contato dental.

Ela é um tipo de prótese muito fina que o dentista cola sobre os dentes naturais para alterar características como cor e forma. Desse modo, redesenha o sorriso da pessoa para que ele tenha o aspecto que ela deseja ou que melhor harmonize com sua aparência.

Mas será que realmente vale a pena fazer o tratamento com a lente de contato dental? Quais são os problemas que ela não corrige ou não apresenta bons resultados? Continue lendo para ver a resposta dessas e outras perguntas.

Quais são as indicações da lente de contato dental?

Os dentes humanos apresentam diversas variações em suas características. Porém, nem todas as pessoas gostam do aspecto da sua dentição e desejam mudar um detalhe ou outro. Isso pode ser feito por meio da aplicação da lente de contato dental.

Esse laminado protético é feito de forma personalizada para cada paciente e tem as características que ele deseja para o seu sorriso. É indicado para aplicação na área estética da arcada dentária, sendo a região que mais se destaca quando a pessoa sorri.

A lente de contato dental é indicada para fazer a correção de imperfeições ou modificar aspectos que desagradam a pessoa com o objetivo de harmonizar a dentição. Assim é eficiente em situações como:

  • alterações de tonalidade do esmalte dentário;
  • prolongamento dos dentes;
  • devolução dos guias de desoclusão;
  • preenchimento de espaços (diastemas);
  • mudanças nos contornos da dentição;
  • suavização do formato dos dentes.

Assim, a lente de contato tem aplicações principalmente estéticas, embora possa influenciar positivamente a dinâmica das arcadas. Isso ao manter a simetria entre os dentes, garantindo uma melhor área de contato deles durante o processo de mastigação.

O que a lente de contato não corrige?

É comum a lente de contato dental ser confundida com as facetas de porcelana. Isso, porque ambas são laminados protéticos, mas suas indicações são diferentes. No caso da lente de contato, como dito, a aplicação é mais voltada para a estética do sorriso.

Ela tem uma espessura muito pequena, sendo cerca de 0,2 mm, logo, não alcança bons resultados quando se trata de imperfeições um pouco mais expressivas. É o caso, por exemplo, de dentes com manchas muito escuras ou a tonalidade do esmalte dentário muito escurecida.

Também não corrige desalinhamentos dentários como as facetas, em decorrência da sua espessura pequena. Portanto, as lentes não são indicadas para pacientes que desejam grandes alterações, pois as correções que ela faz são sutis.

Vale a pena colocar lente de contato dental?

Para saber se vale a pena ou não colocar a lente de contato dental é preciso conversar com o dentista da sua confiança. Ele vai considerar os resultados que você deseja alcançar e aqueles que são possíveis com esse laminado.

Muitas pessoas cogitam aplicar a lente para ter dentes mais brancos, porém, uma alternativa seria o clareamento dentário. Entretanto, quando o desejo é alongar o esmalte ou corrigir diastemas, a lente pode valer a pena.

Sendo assim, apenas uma avaliação individualizada é que vai ajudar a tomar a decisão mostrando se esse tratamento é realmente o mais vantajoso, ou se seria melhor realizar outro procedimento.

É importante, também, considerar todas as características do tratamento com lente de contato dental para descobrir se vale a pena ou não. Primeiro com relação ao custo-benefício dele. Além disso, precisa estar claro que se trata de um procedimento definitivo, pois uma vez as lentes coladas sobre os dentes elas não podem ser retiradas.

Isso é feito apenas se for necessário trocar o laminado, logo, o paciente não terá mais as características dos seus dentes naturais, tendo que manter a dentição sempre coberta pelos laminados.

De toda forma, com a lente de contato dental conseguimos modelar o sorriso exatamente como o paciente deseja. Ele participa do processo de planejamento e define o aspecto do seu sorriso conforme melhor se encaixa com sua aparência. Sendo assim, vale bastante a pena para conquistar uma dentição perfeita, simétrica e harmônica.

Para saber se a lente de contato dental pode promover aquilo que você deseja para o seu sorriso, consulte o dentista da sua confiança. Avaliando todos os aspectos e esclarecendo suas dúvidas, você poderá tomar a melhor decisão para ter o sorriso que tanto deseja.

Por Dr. Marcos Ney Pizzocolo
CRO-SP 56458. Formado pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995 e pós-graduado em especialização de prótese dentária. Atua na área de estética, implante, cirurgia oral e reabilitação oral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 29 / 12 / 20
Você sabe usar o fio dental do jeito certo? Descubra qual é a técnica mais adequada para utilização desse produto, a fim de garantir uma higiene bucal perfeita.
Ler Mais
 | 22 / 11 / 19
O que você sabe sobre faceta de porcelana? Confira algumas informações sobre esse procedimento para descobrir o que é mito ou verdade.
Ler Mais
1 2 3 6
Logo | Ápex Odontologia

Ápex Odontologia 2021 | Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross