Logo | Ápex Odontologia

Gengivite

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O que é

A Gengivite é uma doença muito comum caracterizada por gengiva inchada, um vermelho intenso e sangramento fácil. A causa do problema vem dos acúmulos de placa bacteriana, de restos alimentares e de tártaro,  que ficam sobre os dentes pela má higienização bucal.

Aqui na Ápex odontologia, nossa filosofia é a prevenção. Então temos como objetivo ensinar o paciente sobre a higienização correta, assim ele não terá mais a gengivite.

Tratamento

O primeiro passo para o tratamento é a orientação de higienização bucal. Ensinando o paciente a escovar e utilizar o fio dental corretamente todos os dias. Só assim será possível evitar não só a gengivite, como qualquer doença bucal. Iniciamos com as instruções e fazemos as raspagens.

Por que fazer uma raspagem?

Porque uma “limpezinha” não pode ser um tratamento para a gengivite. Muitas vezes é necessário fazer uma raspagem mais profunda, dentro da gengiva, para poder remover o tártaro, a placa bacteriana e os agentes que causam a gengivite.

Como no momento em que fazemos as raspagens o paciente já aprendeu a escovar e higienizar melhor os dentes, ele já conseguirá manter a saúde gengival. Então, as raspagens serão feitas em algumas sessões, e o paciente já conseguirá higienizar seus dentes no dia-a-dia de maneira melhor.

É muito importante saber que: Gengiva que sangra NÃO é normal. Muitas pessoas acreditam que por sangrar um pouco está tudo bem, mas na verdade não está. Gengiva que sangra não é normal e precisa ser tratada. O principal é a higienização bucal.

Caso você não use fio dental, comece HOJE a usar e diariamente. Pelo menos uma vez ao dia. Isso ajuda a diminuir o sangramento da gengiva.

Assim como um machucado na pele, é necessário limpar e cuidar. Mesmo que arda, doa e sangre, para que depois a cicatrização possa acontecer naturalmente. Com a gengiva é a mesma coisa. O principal tratamento contra a gengivite é a escovação e uso de fio dental diário, feito em casa.

E para concluir, lembre-se: a saúde bucal faz diferença na sua qualidade de vida.

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423. Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, cirurgia oral e implante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 31 / 03 / 21
Sabia que o flúor ao mesmo tempo em que protege os dentes pode fazer mal ao organismo? Entenda se ele é o mocinho ou o vilão dessa história.
Ler Mais
 | 17 / 02 / 21
O tártaro prejudica a estética do sorriso e a saúde da boca, por isso, ele precisa ser combatido. Veja como tratar esse problema e evitar suas complicações.
Ler Mais
1 2 3 28
Logo | Ápex Odontologia

Ápex Odontologia 2021 | Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross