Logo | Ápex Odontologia

Lentes de contato ou faceta dental: qual a melhor opção?

Atualizado em 26/02/2024
Tempo de leitura: 3 min.

As facetas e as lentes de contato alteram algumas características dos dentes. Mas a diferença entre elas está, principalmente, na espessura do material que, em função disso, faz com que sejam mais ou menos adequadas dependendo de cada caso.

a imagem ilustra uma pessoa sorrindo enquanto alguém segura um guia de cores para o dente

Algumas características que a dentição apresenta podem comprometer a estética do sorriso, em alguns casos, até mesmo interferir na funcionalidade das arcadas. Por isso, é interessante fazer correções, e podemos usar as lentes de contato dental e as facetas dentais em certos casos.

Essas duas opções de próteses laminadas alteram aspectos como tonalidade, formato e tamanho dos dentes. Mas se ambas oferecem essas vantagens, qual seria a melhor opção? Existe uma alternativa mais benéfica do que a outra? Essas são dúvidas muito comuns, então, preparamos este artigo para explicar melhor. Confira!

As diferenças entre as lentes de contato e as facetas dentais 

A diferença entre as lentes de contato dental e as facetas dentais, ou facetas de porcelana, é a espessura desses laminados. As lentes são bem mais finas do que as facetas, por isso, as correções que elas realizam são um pouco mais discretas.

Uma lente de contato dental tem entre 0,1 e 0,7 mm. Já as facetas medem entre 0,9 e 2 mm. Pode haver algumas variações, mas de toda forma as facetas são mais grossas, ainda que muito finas também.

Com isso, a aplicação das facetas costuma exigir a realização de um desgaste no esmalte dentário. Ele é necessário para que a faceta fique bem encaixada. No caso da lente de contato, por ser muito fina, esse desgaste não costuma ser feito.

Principais indicações das lentes e das facetas

Por causa das características das lentes de contato dental e das facetas de porcelana, as indicações costumam ser diferentes também. Conforme explicamos, ambas podem alterar tamanho, cor e formato da dentição, mas cada qual é mais indicada em um caso.

Como as lentes de contato são mais finas, elas costumam fazer correções de problemas mais sutis. Às vezes, não são nem mesmo problemas, mas sim alterações de características que a pessoa deseja. O intuito da aplicação das lentes de contato é majoritariamente estético, porém alguns casos melhoramos a função mastigatória também.

Inclusive, pelo fato de ela ser muito fina, geralmente o paciente precisa fazer o clareamento dental antes de colocar a faceta, caso queira uma alteração de tonalidade. Isso vai garantir que a dentição ficará bem clara, porque a lente deixa aparecer a tonalidade natural do dente. 

Ela também faz correções de formato, para que os dentes tenham contornos mais harmônicos e fiquem completamente simétricos. As facetas de porcelana, por sua vez, fazem essas correções estéticas e possuem maior ampliação funcional.

Isso porque algumas assimetrias no alinhamento dos dentes, quando discretas, podem ser disfarçadas com o uso das facetas. Também é possível corrigir dentes quebrados e diastemas, que são aqueles espaços que algumas pessoas têm entre os dentes, principalmente os incisivos (da frente).

As facetas também são uma alternativa para alteração de tonalidades mais significativas, que não apresentam bons resultados com o clareamento dental. Isso pode acontecer, por exemplo, em quadros de fluorose dentária.

É melhor optar pela lente de contato ou pela faceta?

Como você deve ter percebido na explicação, não existe um tratamento melhor do que o outro. Tanto as facetas quanto as lentes de contato atendem de maneira satisfatória aos objetivos a que se destinam.

Sendo assim, para escolher entre uma ou outra, o ideal é consultar um dentista especialista em estética dental. Ele poderá avaliar as características do seu sorriso, entender quais são os seus objetivos e indicar o que é melhor em seu caso.

Mas não se esqueça de que tanto as lentes de contato dental quanto as facetas consistem em tratamentos definitivos. Sendo assim, uma vez aplicadas nos dentes, elas não podem mais ser retiradas. Se forem danificadas, precisam ser substituídas. Portanto, esclareça todas as suas dúvidas antes de realizar esse procedimento.

Por Dr. Marcos Ney Pizzocolo
CRO-SP 56458. Formado pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995 e pós-graduado em especialização de prótese dentária. Atua na área de estética, implante, cirurgia oral e reabilitação oral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 19 / 07 / 23
Você fez clareamento dentário? Descubra quais são os cuidados que devem ser adotados para prolongar ao máximo os resultados desse tratamento.
Ler Mais
 | 21 / 06 / 23
Algumas pessoas podem desenvolver sensibilidade dental após realizar o clareamento. Veja quais medidas podem ser adotadas para aliviar esse desconforto.
Ler Mais
1 2 3 9
Ligue para agendar
magnifiercross