Blog

Mitos e verdades: alimentos bons para os dentes

Você sabe até que ponto a sua alimentação pode estar prejudicando ou contribuindo positivamente para a saúde dos seus dentes? Estamos perguntando por que assim como existem alimentos que fazem mal para o nosso organismo há aqueles que impactam negativamente a saúde bucal.

Por outro lado, alguns contribuem para mantê-la em equilíbrio, deixando os dentes fortes e bonitos. Como as dúvidas sobre isso são muito frequentes e comuns, preparamos este artigo para esclarecer alguns mitos e verdades.

Continue lendo para saber quais são os alimentos que você precisa evitar ou reduzir o consumo e aqueles que podem ser ingeridos sem nenhum problema, sempre com foco em manter os seus dentes saudáveis e um belo sorriso. Acompanhe!

Pão faz mal para os dentes?

VERDADE. O pão realmente pode fazer mal para os dentes porque é rico em carboidratos simples. Portanto, os derivados de farinha de trigo branca, batata e arroz, por exemplo, impactam negativamente a saúde bucal. Esse tipo de carboidrato aumenta a acidez da saliva tornando a boca o ambiente ideal para a proliferação de bactérias.

Chocolate provoca cáries?

MITO. O chocolate em si não é o vilão da história, mas sim o açúcar. Na verdade, esse alimento contém substâncias anti-inflamatórias naturais do cacau que ajudam a proteger os dentes e tecidos bucais. Por isso ele é um dos alimentos bons para os dentes.

Veja também: Formação da cárie.

Maçã limpa os dentes?

VERDADE. A maçã realmente ajuda a promover uma limpeza em nossos dentes reduzindo a placa bacteriana. Por isso, se você comer fora de casa e não puder fazer a escovação, coma também uma maçã, porque ela ajudará a fazer essa limpeza, aumentará o fluxo salivar e ainda irá neutralizar o pH da boca.

Morango deixa os dentes brancos?

VERDADE. Mas isso não significa que se você tiver dentes amarelados eles ficarão mais brancos por causa do consumo do morango. Na verdade, essa fruta é rica em vitamina C, que ajuda a combater o acúmulo de placa bacteriana. Além disso, é um dos alimentos bons para os dentes porque contém ácido málico, que previne a formação de manchas amareladas, pois tem efeito adstringente.

Goma de mascar faz mal para os dentes?

MITO. Na verdade a goma de mascar sem açúcar faz bem para nossa saúde bucal somente quando mascada 15 e 20 minutos após uma refeição (não podemos sobrecarregar o sistema mastigatório mastigando o que não é alimento). Isso porque a mastigação estimula o fluxo salivar ajudando a limpar os dentes de forma natural. Esse tipo de goma é adoçado com xilitol, um açúcar que não é atrativo para as bactérias, então, o pH da saliva fica equilibrado, porém mascar chicletes além disso, mesmo que sejam sem açúcar, estaríamos desgastando o sistema mastigatório, o melhor mesmo é escovar os dentes após as refeições.

O leite e seus derivados deixam os dentes fortes?

VERDADE. Os produtos derivados do leite são alimentos bons para os dentes porque contêm nutrientes como cálcio e fosfato que ajudam a manter a mineralização do esmalte dentário. Por isso, sua ingestão contribui para deixar a dentição mais resistente. Eles também ajudam a manter o equilíbrio do pH bucal.

Café e vinho mancham os dentes?

VERDADE. Café, chá, vinho tinto, açaí, sucos artificiais e outros alimentos com uma coloração forte contêm pigmentos que aderem ao esmalte dentário e causam manchas. Por isso, quem bebe muito café e não realiza a devida higiene bucal realmente pode ficar com os dentes amarelados.

Nozes e castanhas prejudicam a dentição?

MITO. Apesar de a consistência dessas frutas secas ser maior e precisarmos de um pouco mais de força para mastigar isso não faz mal para nossa dentição. Na verdade esse tipo de alimento contém óleos benéficos para a saúde, que formam uma camada protetora sobre os dentes reduzindo a formação da placa bacteriana e dificultando a proliferação das bactérias.

Outros alimentos bons para os dentes são a cenoura, o pepino, o brócolis, o espinafre e a pera, todos ricos em nutrientes que ajudam a fortalecer a dentição, equilibrar o pH da boca e manter os tecidos saudáveis.

E um grande vilão ao qual você precisa estar atento é o refrigerante. Além de conter muito açúcar sua composição é ácida e provoca a desmineralização do esmalte dentário, além de desequilibrar o pH bucal.

Para completar um cardápio saudável beba bastante água, afinal, ela hidrata naturalmente nosso organismo, mantém a produção adequada de saliva e contribui para eliminar resíduos dos dentes.

Agora que você já sabe quais são os alimentos bons para os dentes, componha um cardápio saudável para você e sua família. Afinal, aquilo que ingerimos também ajuda a cuidar da nossa saúde bucal mantendo o equilíbrio de todo o nosso organismo.

Dra Fulvia Ney Pizzocolo Caterina apex odontologiafaixa-apex-odontologia

Dra. Fulvia Ney Pizzocolo Caterina
CRO-SP 57052

Formada pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995, e pós-graduada em especialização de Odontopediatria (bebes e crianças) , odontohebiatria (adolescentes) e atua na área de endodontia.

faixa-apex-odontologia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

× Agendar Consulta