Quando ocorre a mastigação, são realizados movimentos automáticos que tem a ver com a boca de cada um, o engrenamento específico. De maneira geral, os dentes superiores estão por fora, e os inferiores por dentro, ou seja, a arcada superior tampa os dentes da arcada inferior.
Resumindo, são feitos diversos movimentos que tem a ver com o alinhamento dos dentes, mas, tirando as diversas opiniões que existem, e que muitos dentistas podem não concordar com isso, o dente mais importante para mastigar é o canino.
O dente canino está numa posição mais longe da articulação, ele tem uma raiz muito comprida, e tudo isso não é por um acaso. Ao redor dele, existe uma estrutura óssea muito forte, que inclusive ajuda o crânio interior a ter uma resistência em situações de acidentes. E é um dente que, diferente dos outros dentes, vai crescendo da ponta e vai ficando bem largo.
Seu perímetro mais largo é exatamente onde tem o osso segurando, então ele é um dente cônico, que quando recebe um toque, por exemplo, ele está suportando bem essa força.
Durante a mastigação a boca fica aberta, alinhando as pontas dos dentes, mastigando por exemplo, do lado direito (um movimento inconsciente). E o certo é tocar o dente canino nesse procedimento (o superior e o inferior).
Nesse momento, o cérebro recebe o comando de estabilidade, tendo apoio na articulação do lado esquerdo e direito, e formando um tripé com a ponta do canino. Desta forma, os músculos diminuem o trabalho.
Em média, 70% da força é diminuída. Então, você passa de uma força brutal, devido aos músculos muito fortes, como o masseter e o temporal, para uma força menor, pois eles passam a atuar pouco, e outros músculos começam a atuar.
O canino é muito importante, porque ele tem que levar a mandíbula para o posicionamento final, que é o centro. Caso não exista a ponta do canino, durante a mastigação você pode bater a mandíbula fora do centro, gerando uma série de forças vetoriais que atrapalham não só o mastigar, mas principalmente a longevidade do sistema, que causará retração gengival, sensibilidade, quebra, fratura, trinca, entre outros.
Na experiência que tenho como clínico reabilitador, a função do canino é primordial. Algumas pessoas possuem o canino pontudo e querem raspá-lo, mas antes da raspagem, deverá ser feita uma avaliação.
Tem gente que, muitas vezes, nem percebe que o canino não funciona, e sofrem com a quebra dos dentes devido a este problema. Então, de todos os dentes da boca, o canino tem uma função muito importante e precisa ser utilizado.