Logo | Ápex Odontologia

Você sabe qual o dente MAIS importante?

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Quando ocorre a mastigação, são realizados movimentos automáticos que tem a ver com a boca de cada um, o engrenamento específico. De maneira geral, os dentes superiores estão por fora, e os inferiores por dentro, ou seja, a arcada superior tampa os dentes da arcada inferior.

O dente mais importante

Resumindo, são feitos diversos movimentos que tem a ver com o alinhamento dos dentes, mas, tirando as diversas opiniões que existem, e que muitos dentistas podem não concordar com isso, o dente mais importante para mastigar é o canino.

O dente canino está numa posição mais longe da articulação, ele tem uma raiz muito comprida, e tudo isso não é por um acaso. Ao redor dele, existe uma estrutura óssea muito forte, que inclusive ajuda o crânio interior a ter uma resistência em situações de acidentes. E é um dente que, diferente dos outros dentes, vai crescendo da ponta e vai ficando bem largo.

Seu perímetro mais largo é exatamente onde tem o osso segurando, então ele é um dente cônico, que quando recebe um toque, por exemplo, ele está suportando bem essa força.

Durante a mastigação a boca fica aberta, alinhando as pontas dos dentes, mastigando por exemplo, do lado direito (um movimento inconsciente).  E o certo é tocar o dente canino nesse procedimento (o superior e o inferior).

Nesse momento, o cérebro recebe o comando de estabilidade, tendo apoio na articulação do lado esquerdo e direito, e formando um tripé com a ponta do canino. Desta forma, os músculos diminuem o trabalho.

Em média, 70% da força é diminuída. Então, você passa de uma força brutal, devido aos músculos muito fortes, como o masseter e o temporal, para uma força menor, pois eles passam a atuar pouco, e outros músculos começam a atuar.

O canino é muito importante, porque ele tem que levar a mandíbula para o posicionamento final, que é o centro. Caso não exista a ponta do canino, durante a mastigação você pode bater a mandíbula fora do centro, gerando uma série de forças vetoriais que atrapalham não só o mastigar, mas principalmente a longevidade do sistema, que causará retração gengival, sensibilidade, quebra, fratura, trinca, entre outros.

Na experiência que tenho como clínico reabilitador, a função do canino é primordial. Algumas pessoas possuem o canino pontudo e querem raspá-lo, mas antes da raspagem, deverá ser feita uma avaliação.

Tem gente que, muitas vezes, nem percebe que o canino não funciona, e sofrem com a quebra dos dentes devido a este problema. Então, de todos os dentes da boca, o canino tem uma função muito importante e precisa ser utilizado.

A imagem mostra uma mulher segurando um bowl de salada com uma mão e com outra levando um garfo com parte da salada até a boca
Por Dr. Marcos Ney Pizzocolo
CRO-SP 56458. Formado pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995 e pós-graduado em especialização de prótese dentária. Atua na área de estética, implante, cirurgia oral e reabilitação oral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 25 / 06 / 24
O tratamento da mordida profunda é feito com o uso de aparelhos ortodônticos, que podem ser os tradicionais metálicos, os estéticos ou os alinhadores invisíveis. Pode ser necessário a complementação com reabilitação utilizando técnicas de devolução de altura mastigatória também. Existem casos em que há necessidade somente da reabilitação, esses são casos geralmente de pacientes […]
Ler Mais
 | 30 / 04 / 24
O briquismo é um tipo de bruxismo que acontece em estado de vigília. Ou seja, a pessoa range os dentes ou exerce pressão entre as arcadas dentárias enquanto está acordada. Mas isso ocorre de maneira involuntária como resposta a uma situação tensa ou estressante. Dor de cabeça ou no ouvido, dores na face, sensibilidade nos […]
Ler Mais
1 2 3 6
Ligue para agendar
magnifiercross