Logo | Ápex Odontologia

Por que diabéticos precisam manter sua saúde bucal?

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.
Por que diabéticos precisam manter sua saúde bucal? | Por Ápex Odontologia | Dentista SP Brooklin

Infecção

Existem algumas infecções bucais que não promovem sinais químicos. Você tem uma condição como a Periodontite, sem saber que as bactérias estão alojadas por muitos anos. É uma infecção bastante agressiva e promove perda óssea. As bactérias se alojam nas enfermidades do canal do dente, permanecem por muito tempo sem promover dor.

São bastante agressivas, algumas vezes formam lesões na ponta da raiz dos dentes, causando perda óssea e não dependem de oxigênio. Dessa forma, essas bactérias podem circular pelo sangue e acometer outros órgãos.

No caso dos diabéticos, essa relação é muito real, cientificamente comprovada. Existem muitas situações quando o diabético faz o tratamento bucal, seja da Periodontite ou do canal, existe essa relação com a doença periodontal.

Tratamento

É uma doença que vive anos com a pessoa, e muitas vezes ela não sabe.  Quando o paciente com diabetes faz o tratamento da periodontite, ele passa a precisar de menos insulina. Isso é um dado muito importante, da mesma maneira o inverso também acontece.

Quando o diabético regula o índice glicêmico, há possibilidades de resultados melhores no tratamento da periodontite.

Prevenção

Para todos os diabéticos, é muito importante manter a sua saúde bucal com acompanhamento de um periodontista. Não existe a cura dessa doença, o diabético está mais propenso a ter o problema da infecção bucal.

A prevenção e o controle dessa doença precisam ser frequentes, porque ela pode voltar a qualquer momento. A escovação e o uso do fio são extremamente importantes. Mantenha o controle com um periodontista para que essa infecção não volte, e assim você estará propício a uma melhor qualidade de vida e um melhor resultado de tratamento da sua diabetes.

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423. Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, cirurgia oral e implante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 31 / 03 / 21
Sabia que o flúor ao mesmo tempo em que protege os dentes pode fazer mal ao organismo? Entenda se ele é o mocinho ou o vilão dessa história.
Ler Mais
 | 17 / 02 / 21
O tártaro prejudica a estética do sorriso e a saúde da boca, por isso, ele precisa ser combatido. Veja como tratar esse problema e evitar suas complicações.
Ler Mais
1 2 3 28
Logo | Ápex Odontologia

Ápex Odontologia 2021 | Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross