Blog

Pós-operatório de implante dentário

O pós-operatório, de maneira geral, serve para minimizar quatro situações: dor, sangramento excessivo, inchaço e infecção. Para esses quatro tipos de situações existem todas aquelas recomendações importantes.

Quais as recomendações?

Comida mais gelada, terapia com gelo, o gelo diminui o sangramento porque ele expulsa o sangue da região. Onde não tem sangue, não tem inchaço, onde não tem inchaço, não tem substrato para bactéria e as chances de contaminação diminuem. A gente toma antibiótico para não ter infecção e o anti-inflamatório para não inchar.

O principal da cirurgia de implante é que a gente colocou um parafuso de titânio e é impossível que tenha rejeição, não existe rejeição do implante, porém, é necessário que o osso ao redor do implante cole no implante. Para isso acontecer, o implante tem que ficar bem parado.

Nas cirurgias nós procuramos deixar o implante bem atarraxado, mas precisa ficar tudo quieto e parado. Os pacientes devem estar com a saúde muito boa para que a regeneração aconteça e o osso cole no implante.

O que evitar no pós-operatório?

1 – Evite se expor

Evite ao máximo se expor em qualquer tipo de situação para que não advenha a um problema. Por exemplo, se você fizer a cirurgia de implante na boca hoje, amanhã fazer alguma coisa e ficar com gripe, o organismo ao invés de trabalhar em cima do parafuso para colar o osso, vai ficar preocupado com uma gripe que talvez vire uma pneumonia.

O organismo vai deixar o implante para lá e vai fazer o principal que é debelar a infecção da pneumonia. Então, saiba que todo o cuidado é pouco para a região do implante.

2 – Limpeza na região

Outra coisa importantíssima é a limpeza ao redor da região onde foi feito o implante. Então, clorexidina, noplak, periogard, todos esses que têm clorexidina você pode fazer uso com bochecho, pode molhar o algodão e colocar lá de leve.

Mas cuidado, não é para mexer porque tem o ponto, pode abrir o ponto e pode contaminar. Não faça bochechos exagerados.

3 – Não pratique exercícios

Uma coisa que acontece muito são os exercícios físicos e você precisa evitar, porque, por exemplo, se você pegar um vaso e colocar em cima da mesa e a região começar a pulsar, sente-se e saiba que você não pode mais fazer esse tipo de exercício porque pode piorar.

Mas o principal lembre-se, o organismo precisa fazer o osso colar ao redor do implante para ele fixar bem. Então, todo cuidado é pouco.

Dr Marcos Ney Pizzocolo apex odontologiafaixa-apex-odontologia

Por Dr. Marcos Ney Pizzocolo
CRO-SP 56458

Formado pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995 e pós-graduado em especialização de prótese dentária. Atua na área de estética, implante, cirurgia oral e reabilitação oral.

faixa-apex-odontologia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

× Agendar Consulta