Índice
A primeira dica é com relação à força. Muita gente coloca força achando que escovará melhor, na realidade a sutileza no movimento que é importante. Temos que colocar força pra sentir que a ponta da cerda está escovando o dente e a gengiva.
A segunda é uma também que muita gente comete esse erro: colocar muita pasta da escova. Quando você coloca muita pasta na escova, sente aquele frescor de hortelã, enche a boca de espuma e a primeira coisa que você sente necessidade é justamente cuspir a espuma. Após isso, sente que está bom, acha que a escovação está adequada e para por ali.
O correto é colocar pouca pasta, 1/3 do comprimento da escova já é o suficiente. Se precisar, coloque a pasta de novo, mas não muito.
A terceira dica é uma também que a maioria acha que quanto maior a escova, melhor, porque economizo tempo. Na realidade, quanto menor a escova, melhor.
Você terá um pouco de adaptação na hora de fazer o movimento, porque se tem menos apoio, mas a cabeça menor da escova te levará para lugares mais profundos, geralmente é atrás que não conseguimos escovar tão bem, uma das razões é porque a cabeça da escova é muito grande.
A quarta dica que estamos colocando aqui seria: escovar dente a dente com movimentos vibratórios. Se você conseguir pensar "último molar, segundo molar, primeiro molar, pré-molar" facilitaria muito, no máximo grupo de dois em dois dentes.
Aquele movimento de escovar o lado inteiro junto, não é eficaz, ficará muito aquém a escovação.
Essa é também muito importante, as pessoas são "ludibriadas” pelos comerciais onde o ator escova os dentes onde é fácil. Na realidade, o alimento vai parar entre a gengiva e o dente, onde tem um degrau. É nesse degrau que você precisa "mirar a ponta da cerda". A escovação é entre a gengiva e o dente, e fazer toda a sequência que comentamos.
Com essas cinco dicas você poderá melhorar bastante a maneira de escovar.