Logo | Ápex Odontologia

Retração gengival: como tratar?

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

Causas da retração gengival

As retrações gengivais não são causadas pela escovação, muita gente fala que é causada pela escovação e não tem como tratar. Na realidade, a maneira que você mastiga é que causa da retração gengival. Primeiro retrai o osso, o osso some, não tem mais osso para a gengiva ficar em cima e ela some também.

Tratamento

Podemos aumentar os caninos, pois são dentes muito importantes na hora de mastigar e nessa hora o ideal é tocar o canino sozinho. Se tiver mastigando do lado direito, o correto é tocar apenas o canino do lado direito, superior e inferior. As lentes de contato também ajudam a fazer a aumentar, não é só o procedimento estético.

Outro tipo de tratamento é o ajuste oclusal, às vezes o canino tem uma altura boa, porém, os dentes estão um pouco desalinhados, e com o ajuste oclusal que são pequenos desgastes na superfície do esmalte, você consegue tirar os toques dos pré-molares e molares, toques que causam a retração.

Corrige e depois faz a plástica gengival ou outros procedimentos, inclusive às vezes pode até cobrir com restauração.

Antes do tratamento

O ideal é: antes de você fazer uma plástica gengival, enxerto livre de gengiva, deslocamento lateral de retalho, inúmeras outras técnicas, é importante você tirar a causa da retração gengival que é sempre funcional e tem a ver com a mastigação.

Por Dr. Marcos Ney Pizzocolo
CRO-SP 56458. Formado pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995 e pós-graduado em especialização de prótese dentária. Atua na área de estética, implante, cirurgia oral e reabilitação oral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 11 / 05 / 22
Você pode prolongar o resultado do clareamento dental adotando alguns cuidados especiais, sabia? Veja como manter o branco do seu sorriso por mais tempo!
Ler Mais
 | 30 / 03 / 22
A lente de contato e a faceta de porcelana são parecidas, mas não iguais. Entenda as diferenças entre elas, suas características e indicações.
Ler Mais
1 2 3 7
magnifiercross