Logo | Ápex Odontologia

Sorriso gengival: de que maneira pode ser corrigido?

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.
Ao fundo da imagem, há uma mulher com sorriso gengival sorrindo.

Você conhece alguma pessoa que, quando sorri, expõe excessivamente a gengiva? Essa condição é chamada de sorriso gengival e afeta a aparência e simetria da face. Muitas vezes desvaloriza o aspecto dos dentes em função do destaque que a gengiva ganha.

Embora seja uma característica natural, ela pode incomodar bastante justamente pelo impacto estético que proporciona. Porém, é possível alcançar uma harmonia facial por meio de procedimentos que evitam essa exposição excessiva.

Neste artigo falaremos um pouco sobre esse assunto explicando quais são as opções de tratamento para alcançar uma boa simetria e contraste dos dentes com a gengiva. Continue lendo e conheça mais algumas formas de valorizar o seu sorriso!

O que causa o sorriso gengival

Quando sorrimos não são apenas os dentes que participam desse processo. Outras estruturas bucais e faciais também são importantes e ajudam a valorizar o aspecto da dentição. Sendo assim, a gengiva tem um papel essencial, pois ela contribui para evidenciar o formato dos dentes.

Porém, é preciso que suas bordas estejam simétricas e o volume seja regular, de acordo com o tamanho dos dentes, mas nem sempre isso acontece. Então, quando a pessoa sorri acaba acontecendo uma exposição excessiva da gengiva.

O sorriso gengival é causado por fatores diversos, como o excesso desse tecido. Pode acontecer de a gengiva crescer demais e acabar recobrindo os dentes além do que deveria. Assim, quando a pessoa sorri ao invés    da dentição aparecer, o que fica em evidência é o tecido gengival.

Também acontece dos  dentes serem pequenos demais, o lábio superior ser curto ou a musculatura da face se movimentar muito durante o ato de sorrir. Tudo isso faz com que a gengiva fique aparente, prejudicando a imagem da pessoa.

Embora o fator estético seja o principal motivo de descontentamento com o sorriso gengival, há casos em que quando há excesso de tecido e isso também compromete a saúde da boca. A higienização pode ser deficiente e ocorrer um acúmulo excessivo de placa bacteriana, que desencadeia problemas como a cárie radicular e a gengivite.

Tratamentos para sorriso gengival

Mas quem se incomoda com o sorriso gengival não precisa simplesmente se acostumar com essa situação. É possível realizar tratamentos que reduzem o tamanho do tecido ou minimizam a sua exposição. Eles são feitos por dentistas, são seguros e eficazes. Veja a seguir duas opções.

Gengivectomia

A gengivectomia é um procedimento indicado para pacientes que têm um volume excessivo de gengiva, ou seja, quando ela cobre demais os dentes. Nesses casos é possível remover um pouco do tecido gengival, mas sem que haja exposição da raiz do dente.

O dentista faz a aplicação de anestesia local para que paciente não sinta dores ou desconfortos. Em seguida, ele modela a gengiva removendo seus excessos para que o volume esteja de acordo com o tamanho dos dentes.

A cicatrização acontece em pouco tempo e os resultados podem ser percebidos com a maior evidenciação da dentição, minimizando o aparecimento da gengiva durante o sorriso. Não é necessário internação, mas a pessoa precisa adotar alguns cuidados pós-operatórios para evitar inflamações ou infecções.

As medidas serão definidas pelo profissional, de toda forma, elas incluem uma alimentação adequada, a correta higienização da boca e a administração de medicamentos, se necessário, além de evitar qualquer hábito ou ação que possa lesionar o local operado.

Aplicação de toxina botulínica

A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, é uma substância produzida por um tipo específico de bactéria. Ela é trabalhada para que sua toxicidade seja controlada e tenha aplicações terapêuticas, sendo utilizada tanto na medicina quanto na odontologia.

Sua ação acontece sobre a musculatura, por isso, sessões para aplicação de toxina botulínica podem ajudar a corrigir o sorriso gengival. Nesse caso, ela vai minimizar a movimentação do lábio superior quando a pessoa sorri, assim, a gengiva não ficará muito exposta.

É preciso entender que o paciente continuará tendo o movimento do lábio, porque na verdade o que acontece apenas é uma redução da movimentação do músculo responsável pelo sorriso. Ou seja, o lábio não se elevará demais e isso impede a gengiva de aparecer.

Diferentemente da gengivectomia, a aplicação de toxina botulínica é um procedimento que tem duração. Com o tempo a substância perde seu efeito, sendo necessário realizar uma nova aplicação para manter os resultados. Esse período varia em média de 3 a 6 meses.

Dentistas também podem realizar esse procedimento quando devidamente capacitados para isso. A técnica é simples e realizada em consultório, havendo necessidade apenas de cuidado com a pele e evitar fazer muitos esforços para que não haja desconfortos ou efeitos indesejados, como inchaços ou hematomas.

Corrigir o sorriso gengival é uma alternativa para quem deseja valorizar a sua aparência e elevar a autoestima. Essa medida ajuda a trazer mais harmonia para a face deixando a imagem agradável e com melhor contraste das estruturas bucais, trazendo satisfação para o paciente. Expusemos duas formas de tratamento, mas existem diversas, e a mais eficaz para cada caso deve ser estudada pelo dentista.

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423. Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, cirurgia oral e implante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 14 / 05 / 21
A lente de contato dental tem sido muito procurada ultimamente, mas será que realmente vale a pena fazer o tratamento com esse laminado? Descubra!
Ler Mais
 | 29 / 12 / 20
Você sabe usar o fio dental do jeito certo? Descubra qual é a técnica mais adequada para utilização desse produto, a fim de garantir uma higiene bucal perfeita.
Ler Mais
1 2 3 6
Logo | Ápex Odontologia

Ápex Odontologia 2021 | Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross