Logo | Ápex Odontologia

Transformando sorrisos: como a ortodontia pode melhorar a autoestima?

Tempo de leitura: 4 min.

A ortodontia também tem como objetivo ajudar as pessoas a se sentirem melhor com a sua própria imagem. Por isso, é uma especialidade odontológica que impacta de forma direta na autoestima dos pacientes.

a imagem ilustra uma mulher sorrindo

Você já reparou como o sorriso se destaca no rosto de uma pessoa? É por isso que ele é tão conhecido por ser o nosso cartão de visitas. Devido a essa importância, tem um impacto significativo também na autoestima das pessoas

Não é à toa que os tratamentos de ortodontia têm sido tão procurados nos últimos anos. O que antes era considerado algo para adolescentes, hoje tem transformado a vida de adultos e até mesmo de pacientes da terceira idade.

Neste artigo você vai entender de que maneira a ortodontia contribui para a elevação da autoestima das pessoas, e a importância de transformar sorrisos para ter mais bem-estar e qualidade de vida. Confira!

Em que consiste o tratamento ortodôntico?

Antes de falar sobre os benefícios da ortodontia para a autoestima, é importante entender melhor de que maneira ela funciona. Isso porque o senso comum aponta que os tratamentos ortodônticos são realizados para corrigir dentes tortos.

É verdade que esse é um dos grandes focos da ortodontia, mas essa especialidade odontológica é muito mais complexa. Isso porque existem problemas que não deixam os dentes apenas fora de posição, mas que desalinham até mesmo a estrutura da face.

Isso acontece, por exemplo, com as pessoas cujos dentes são muito projetados para a frente. Também com aqueles que apresentam alterações na mordida. Essas duas condições clínicas não afetam apenas os dentes, mas podem alterar a fisionomia de uma pessoa, deixando o rosto desarmônico.

Por meio dos tratamentos ortodônticos é possível trabalhar até certo ponto também os ossos, como com o uso do expansor palatal. Ele aumenta o espaço na arcada superior para que os dentes possam ser movimentados para a posição ideal.

Portanto, o ortodontista realiza um trabalho muito completo para alcançar a simetria e promover mais harmonia para toda a dentição. Com isso, favorece também a simetria facial.

Como a ortodontia melhora a autoestima?

Como você pode perceber, a ortodontia é composta por tratamentos que promovem transformações significativas em uma pessoa. Ela consegue alcançar não apenas dentes alinhados, mas muito mais harmonia para a sua aparência.

É por isso que os tratamentos ortodônticos têm um impacto tão grande na autoestima. Eles transformam o sorriso, e isso envolve os dentes e outras estruturas faciais, que ficam mais simétricas com o uso de aparelhos.

A seguir, apresentamos mais alguns fatores que mostram de que maneira a ortodontia pode favorecer a autoestima de pessoas de todas as idades.

Valorização da beleza natural

A intenção da ortodontia não é transformar uma pessoa em outra. O objetivo não é mudar a aparência de alguém, mas sim corrigir características que acabam escondendo a beleza natural.

Mesmo que uma pessoa tenha dentes com um formato muito bonito e uma tonalidade agradável, essas características ficam sufocadas quando a dentição está torta e quando o sorriso fica desalinhado, ou seja, quando não existe a simetria do conjunto. Ao fazer os ajustes e correções, evidenciamos essas características positivas, ressaltando a beleza natural.

Imagem mais harmônica e simétrica

A ortodontia também melhora a autoestima porque depois de todas as intervenções que realiza ela proporciona para o paciente uma imagem mais harmônica e simétrica, conforme falamos ao longo dos outros tópicos.

A simetria faz com que exista um equilíbrio na aparência. Dessa forma não há uma característica que vai se sobressair às outras. Todo o conjunto se complementa e, com isso, a pessoa consegue perceber melhor as suas qualidades e se sente mais feliz com a própria imagem.

Mais confiança e segurança

Quando uma pessoa está insatisfeita com a sua própria imagem ela tende a ser mais retraída e tímida. É muito comum isso acontecer por vergonha do sorriso, mas a ortodontia transforma essa realidade.

Ao ter um sorriso harmônico e simétrico, o indivíduo se sente muito mais confiante porque sabe que a sua imagem está agradável, principalmente para si mesmo. Assim, não se sente envergonhado de interagir com as outras pessoas. 

Ele sorri de uma forma mais livre, conversa sem tentar ficar escondendo os seus dentes. Isso traz uma segurança muito maior para a convivência social e também para os relacionamentos.

Alcance do sorriso desejado

Com os tratamentos de ortodontia, é possível alcançar o sorriso desejado. Ou seja, os dentes bem alinhados, na posição correta e com o encaixe perfeito entre a arcada superior e a inferior.

Essas características ficam ainda melhores quando associamos os tratamentos ortodônticos a outros procedimentos, como a gengivoplastia, o clareamento dental e até reabilitação restauradora e protética. Assim, a ortodontia e outras áreas da Odontologia atuam em conjunto para que a pessoa tenha uma autoestima cada vez maior.

A boa notícia é que todos esses benefícios da ortodontia podem ser alcançados por pessoas de qualquer idade. Afinal os tratamentos ortodônticos são realizados desde a infância até a terceira idade, existem muitas opções de aparelhos para corrigir todo tipo de problema, garantindo assim o sorriso perfeito.

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423. Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, periodontia e ortodontia e também é Invisalign Doctor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 19 / 02 / 24
Você sabia que o tratamento ortodôntico também pode envolver a fixação de mini implantes? Entenda o que eles são e como o procedimento funciona.
Ler Mais
 | 22 / 09 / 23
Descubra se é possível fazer a correção da mordida aberta utilizando o Invisalign e ainda entenda como esse tipo de aparelho ortodôntico funciona.
Ler Mais
1 2 3 17
Agende sua Consulta
Ligue para agendar
magnifiercross