Usar o fio dental é muito importante porque ele remove resíduos de alimentos que ficam localizados em regiões que as cerdas da escova não alcançam. Assim, ajuda a evitar a gengivite, a cárie e outros problemas bucais, sendo ideal passar após todas as refeições, mas é fundamental pelo menos uma vez por dia.
O que não faltam são recomendações de dentistas quanto ao uso do fio dental. No entanto, muita gente ainda acredita que a higiene fica completa só com a escova, e outras têm dúvidas sobre quantas vezes e como usar o fio.
Já adiantamos que usar o fio dental todos os dias é indispensável para que a higiene da boca fique completa. Neste artigo vamos explicar por que isso é tão importante. Continue lendo e veja como garantir que seus dentes fiquem ainda mais saudáveis com uma higienização adequada.
Índice
Precisamos escovar os dentes após as refeições porque resíduos ficam aderidos no esmalte dentário e dão origem à placa bacteriana, que é precursora de diversas doenças e problemas bucais.
Porém, mesmo que seja utilizada uma escova de dente de qualidade, nem todos os resíduos são removidos. Algumas partes do dente são inacessíveis para as cerdas dela, como a parte do esmalte que encontra com o outro dente e a porção coberta pela gengiva, logo no começo dela.
A função do fio dental é alcançar essas áreas mais difíceis para retirar esses resíduos e impedir a proliferação de bactérias. Ou seja, o fio complementa a escovação e sem ele a boca não fica limpa de verdade.
Os resíduos de alimentos que ficam acumulados no esmalte dentário, entre os dentes e na região logo abaixo da gengiva formam a placa bacteriana, conforme explicamos. Isso significa que as bactérias vão se proliferar ali, já que elas se alimentam dos restos.
Durante o processo de alimentação, as bactérias liberam toxinas e substâncias que são nocivas para os tecidos da boca e o esmalte dentário. Quando há muitas bactérias, também há muita toxina sendo liberada. O organismo reage a essas agressões e acontecem as inflamações na gengiva (gengivite).
Ao mesmo tempo, essas substâncias podem corroer o esmalte dentário e desencadear os quadros de cárie. E não podemos esquecer que os acúmulos de placa bacteriana tendem a calcificar com o passar do tempo formando o tártaro.
A partir desses três problemas, muitos outros podem se desenvolver, como a periodontite, a cárie radicular e o mau hálito. A higienização inadequada da boca pode até mesmo contribuir para a formação do câncer.
Além de tudo isso, as bactérias podem migrar pela corrente sanguínea para órgãos muito importantes, como o pulmão e o coração, ocasionando complicações ainda maiores. Ou seja, a boca precisa ficar limpa usando a escova e o fio dental.
Sempre que comemos alguma coisa, os resíduos se acumulam nos dentes. Assim, o ideal seria fazer uma higienização completa da boca após cada refeição.
O fundamental é passar todos os dias! Sendo assim, podemos fazer o uso do fio dental pelo menos uma vez por dia, preferencialmente na última higienização, antes de ir dormir. Como vamos passar muito tempo sem comer, garantimos a limpeza da boca durante essas horas.
A última higienização bucal é a mais importante porque a boca permanece parada, não há um fluxo salivar mais intenso, e isso também favorece a proliferação de bactérias. Se esse processo natural for combinado a uma higiene inadequada, teremos uma quantidade muito grande de bactérias nocivas em nossa boca e maior suscetibilidade para problemas.
Vale ressaltar que pessoas de todas as idades, inclusive crianças, precisam usar o fio dental todos os dias. Existe um modo correto de uso dele e também tipos diferentes para atender as características da dentição de cada pessoa. Vale conversar com o dentista da sua confiança para que ele instrua sobre como passar o fio do jeito certo e ajude a escolher o produto ideal para você.
Passando o fio dental todos os dias, este processo se torna hábito e fará parte de seu dia a dia sem dificuldades! Passe do jeito que for possível inicialmente e aos poucos vai melhorando, mas, passe!