Logo | Ápex Odontologia

A importância do fio dental nos Dentes de Leite

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A raiz dos dentes de leite

As pessoas às vezes acham que o dente de leite não tem raiz. Então, eu vim mostrar para vocês, através de um dente de leite que nós extraímos, que o dente de leite tem raiz e muitas vezes cumprida, dependendo do estágio em que esse dente se encontra.

Nesse caso, o dente teve que ser extraído porque o outro nasceu e esse não saiu naturalmente.

A informação que eu quero passar para vocês é: a raiz, se por acaso tiver uma cárie que atinja o nervo, ou se a criança bater e traumatizar esse dente, muitas vezes precisa tratar o canal.

Eu já mostrei para vocês em outros vídeos esse modelo que mostra a raiz do dente de leite e permanente abaixo, e se você tem algum problema com o nervo do dente de leite, você precisa tratar, inclusive para não gerar problemas para os dentes permanentes que já está em formação.

O uso do fio dental

Outra coisa legal que eu quero mostrar para vocês visualizarem é a cárie que dá entre os dentes. Aliás, na face que está de encontro com o outro dente do lado. Esse dente está com um buraco do lado e isso acontece por falta do fio dental.

As pessoas às vezes acham que dente de leite não precisa usar fio dental, por que vai cair e não é nada disso. O dente de leite tem que ter os mesmos cuidados do dente permanente.

Você vai passar o fio dental desde o primeiro dentinho ou segundo, - mas no bebê? - sim. Você vai passar o fio dental, primeiro para o bebê entender que isso é um hábito diário, assim como a escova, você tem que usar o fio dental para não dar cárie, muitas vezes a gente só enxerga pelo raio-x.

Por Dra. Fulvia Ney Pizzocolo Caterina
CRO-SP 57052. Formada pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995, e pós-graduada em especialização de Odontopediatria (bebes e crianças) , odontohebiatria (adolescentes) e atua na área de endodontia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 31 / 03 / 21
Sabia que o flúor ao mesmo tempo em que protege os dentes pode fazer mal ao organismo? Entenda se ele é o mocinho ou o vilão dessa história.
Ler Mais
 | 17 / 02 / 21
O tártaro prejudica a estética do sorriso e a saúde da boca, por isso, ele precisa ser combatido. Veja como tratar esse problema e evitar suas complicações.
Ler Mais
1 2 3 28
magnifiercross