Logo | Ápex Odontologia

Contenção Ortodôntica: Momento da retirada

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Quanto tempo devemos ficar com a contenção ortodôntica?

O tempo com a contenção ortodôntica. Para falar desse tema, eu vou dividir em duas fases da vida:

– A fase do tratamento ortodôntico em um adolescente e/ou jovem;
– A fase do tratamento ortodôntico no adulto.

Para os adolescentes, na fase jovem, até seus 20 e poucos anos, quando removemos um aparelho ortodôntico, a recomendação é que essa contenção fique por volta de dois anos, e depois remove-se a contenção para a pessoa não ficar a vida inteira de contenção.

O que é importante a gente avaliar neste momento de remoção da contenção? A mordida, os dentes, cada dente tem um formato e um tamanho, sendo afilado ou não afilado.

Os dentes de cima devem estar abraçando os de baixo, e essa conformação tem um motivo. Então, o encaixe dos dentes superiores e inferiores devem estar adequados.

Tratamento

No tratamento ortodôntico, nós movimentamos os dentes de uma forma macro. Quando terminamos o tratamento ortodôntico, é de extrema importância que o paciente, seja jovem ou adulto, passe por um protesista.

O protesista é um especialista na mordida, que fará um ajuste fino na mordida do paciente, pois podem haver alguns pontos que não estão se encaixando corretamente. Às vezes com o ajuste oclusal, isso pode ser corrigido. Assim, após os ajustes, podemos remover a contenção com maior tranquilidade.

Na fase adulta, geralmente é mais complexo. Após o tratamento ortodôntico, com movimentação macro, colocamos as contenções e o paciente passa pelo protesista, que fará ajustes como trocar restaurações, colocar dentes que estão faltando, fazendo a reabilitação da mordida. Somente após esse tratamento é que indicamos a remoção da contenção.

Por esse motivo falamos muitas vezes sobre contenção permanente. Se for feita essa análise com o protesista, a reabilitação da mordida, e o encaixe for adequado, então poderemos remover a contenção.

Em ambos os casos, tanto no adolescente quanto no adulto, é importante o acompanhamento, tanto durante o uso das contenções, como após a remoção. Pois se houver uma leve movimentação dos dentes, naquele momento é possível intervir minimamente, usando um alinhador por um período e se necessário, colocando a contenção novamente.

Muitas vezes, se o paciente não faz o acompanhamento com o ortodontista, você precisará refazer o tratamento inteiro. Para evitar isso, o acompanhamento é muito importante.

No caso do adolescente, ainda surge o problema dos dentes do siso. Nesse momento, as pessoas ficam em dúvida se devem ou não removê-lo, se ele causa ou não força. E sim, no momento da sua erupção ele pode causar uma força, caso não haja espaço na boca. Se o paciente estiver com a contenção, é possível segurar essa movimentação.

No momento da retirada da contenção, muitas vezes recomendamos a extração dos dentes do siso. Assim diminui-se o risco. Em conjunto com isso, a função toda da boca (mastigação, deglutição e fala), é avaliada no momento da retirada da contenção, pois qualquer força em excesso (seja da língua, da bochecha, etc) também pode levar a movimentação dentária.

Lembre-se que sua saúde bucal faz a diferença na sua qualidade de vida.

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423. Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, cirurgia oral e implante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 20 / 10 / 21
Quando a cárie não recebe o tratamento correto, ela evolui para várias complicações. Veja quais são as consequências desse quadro quando não tratado.
Ler Mais
 | 08 / 09 / 21
Você sabe quando é possível usar o Invisalign? Descubra quais são as indicações desse aparelho e quais pessoas podem usá-lo para corrigir o sorriso.
Ler Mais
1 2 3 9
Logo | Ápex Odontologia

Ápex Odontologia 2021 | Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross