Blog

Entenda a importância da escovação noturna

A escovação noturna é a mais importante porque no período noturno, enquanto dormimos, acontece uma redução do fluxo salivar. Com isso, acidez da boca aumenta, crescendo também a suscetibilidade para o desenvolvimento de doenças bucais.

A imagem mostra uma mulher escovando os dentes.

É recomendado escovar os dentes após cada refeição, mas você sabia que a escovação noturna é a mais importante de todas? Por isso, no período noturno não basta simplesmente escovar os dentes. É preciso caprichar na higiene bucal.

Nosso organismo tem um ritmo diferente durante a noite, inclusive com redução do fluxo salivar. Quando isso é associado ao acúmulo de placa bacteriana, os prejuízos podem ser grandes, e foi por isso que nós preparamos este artigo.

Continue lendo para entender com mais detalhes:

1. Porque a escovação noturna é tão importante?

2. Como escovar os dentes do jeito certo?

Boa leitura!

Por que a escovação noturna é tão importante?

A saliva exerce diferentes funções. Uma delas é manter as mucosas bucais hidratadas, por isso, seu fluxo precisa ser regular. Ela também mantém o equilíbrio do pH da boca, evitando que esse meio fique ácido demais.

Também tem a função de limpar os dentes de uma forma natural, removendo parte dos resíduos que ficam na boca depois que comemos. E ainda, ela contém diferentes minerais que ajudam a manter a mineralização do esmalte dentário.

As glândulas salivares produzem a saliva durante o dia inteiro, mas a noite essa produção desacelera. Por isso, apesar da recomendação de escovar os dentes sempre depois de comer, a higienização noturna é a mais importante.

Como você viu, enquanto dormimos o fluxo salivar reduz, assim, fica mais fácil para as bactérias atacar os dentes e tecidos bucais. Isso também é favorecido pela diminuição do pH bucal, e cria o ambiente adequado para a proliferação desses micro-organismos.

No entanto, eles se alimentam dos resíduos de comida que ficam na boca. Então, quando fazemos a limpeza dos dentes do jeito certo antes de dormir, eliminamos um fator que poderia levar ao desenvolvimento das bactérias.

Logo, a escovação noturna é a mais importante porque durante a noite a boca de um modo geral fica mais suscetível para o desenvolvimento de problemas, como cárie, inflamações e infecções. Como a redução do fluxo salivar é um fenômeno natural do organismo, o que podemos fazer é higienizar muito bem os dentes e as mucosas para que não restem resíduos.

Com um exemplo simples fica fácil entender por que isso é tão importante. Imagine uma pia que passa a noite lotada de louça suja. Na manhã seguinte provavelmente ela estará repleta de insetos, atraídos pelos resíduos. Quando não escovamos os dentes antes de dormir isso vai acontecer com a nossa boca, só que nesse caso se proliferam bactérias.

Como escovar os dentes do jeito certo?

Escovar os dentes é um hábito que deve ser cultivado todos os dias. Mesmo assim, muitas pessoas não fazem do jeito certo. De acordo com o segundo volume da Pesquisa Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, 48,1% dos homens e 57,1% das mulheres não usam escova de dente, creme e fio dental para higienizar a boca.

Para não prejudicar a saúde da sua boca, o ideal é escovar os dentes após cada refeição, mas como explicamos, a escovação noturna é a mais importante. Ela prepara a boca para irmos dormir, evitando a formação da placa bacteriana e o ataque das bactérias.

Para escovar os dentes do jeito certo à noite a primeira coisa que você precisa fazer é escolher uma boa escova de dentes. Prefira aquelas com cerdas macias, retas e cabeça pequena, para facilitar o acesso a todas as regiões da boca.

É muito importante o uso de creme dental sem flúor porque já consumimos muito flúor na água por exemplo, e o excesso de fluor está causando outroa problemas de saúde. Não é preciso exagerar na quantidade creme dental porque ele vai auxiliar a limpeza. Na verdade o que remove os resíduos é a escova.

Por isso, não tenha pressa. Higienize todos os dentes com atenção e, ao final, não se esqueça de escovar também a língua, já que ela acumula resíduos de alimento. Lembre-se de que as cerdas não alcançam algumas faces dos dentes, daí a importância do uso do fio dental.

Você pode escolher a escovação noturna para utilizar o fio porque assim fará uma verdadeira faxina em sua boca. Ele deve ser passado entre os dentes e inserido de forma suave um pouco para dentro da gengiva. Passe também atrás do último molar.

Se desejar, você pode finalizar a escovação noturna com o enxaguante bucal. Ele não tem ação terapêutica, mas ajuda a deixar uma sensação refrescante na boca. Porém, escolha um produto sem álcool para não ressecar as mucosas, e siga corretamente as instruções do fabricante.

 Procure não negligenciar a escovação noturna porque sua boca permanecerá inerte por várias horas, e isso favorece muito a ação das bactérias. Para complementar seus cuidados em casa, visite o dentista pelo menos a cada seis meses.

Dra Licia Ney Pizzocolo Gonzalez apex odontologiafaixa-apex-odontologia

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423

Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, cirurgia oral e implante.

faixa-apex-odontologia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

× Agendar Consulta