Logo | Ápex Odontologia

Está com a gengiva sangrando. Pode ser gengivite?

Tempo de leitura: 3 min.

O sangramento na gengiva pode ser provocado por diversos fatores, como o engrenamento incorreto dos dentes, sobrecarga nos dentes, o uso incorreto do fio dental, pequenas lesões durante a escovação e até mesmo deficiências nutricionais, mas a principal causa é a gengivite. Além do sangramento, ela provoca vermelhidão, inchaço e outros desconfortos.

A gengivite é uma das principais causas de sangramentos na gengiva. Ela é uma inflamação que se desenvolve principalmente devido à formação da placa bacteriana ou do tártaro. 

As bactérias fazem com que o sistema imunológico reaja às agressões provocadas pelas substâncias que esses micro-organismos liberam quando digerem os restos de alimentos aderidos no esmalte dentário. Assim inicia o processo inflamatório.

Embora a gengivite seja o principal motivo para a gengiva sangrar, isso também pode acontecer por causa de outros fatores. Então, como saber se é de fato um quadro de gengivite? Continue lendo para descobrir, e ainda confira os outros motivos pelos quais a gengiva também pode sangrar.

Por que a gengiva sangra?

Como você viu, a gengiva sangra principalmente por causa da gengivite, inflamação que acomete esse tecido. Porém, isso também pode ser decorrente de um problema ainda mais grave, a periodontite, que afeta, além da gengiva, os tecidos mais profundos que sustentam os dentes.

Contudo, também explicamos que outros fatores podem fazer com que a gengiva sangre. Veja a seguir quais são eles.

Deficiências nutricionais

Algumas deficiências nutricionais podem fazer com que a gengiva sangre. A falta de vitamina D, por exemplo, tem esse problema como um dos seus sintomas. Isso também acontece devido à carência de vitamina K, que tem um papel fundamental no processo de coagulação sanguínea.

Lesões durante a escovação

Quando colocamos muita força na hora de escovar os dentes, as cerdas da escova podem machucar a gengiva e fazer com que ela acabe sangrando. O mesmo quando usamos uma escova com cerdas muito duras ou quando elas já estão desgastadas e tortas. Tudo isso lesiona esse tecido delicado.

Uso incorreto do fio dental

Se o fio dental não for utilizado do jeito certo ele também pode acabar machucando a gengiva e fazer com que ela sangre. A inserção incorreta dele entre os dentes, ou então muita pressão, por exemplo, podem levar a pequenas lesões. Quando esse produto é utilizado em excesso, isso também pode acontecer.

Aparelho ou prótese mal ajustada

Os aparelhos ortodônticos e as próteses dentárias precisam estar muito bem ajustados para que se encaixem com perfeição na boca. Se isso não acontecer, eles podem desencadear forças excessivas sobre os dentes e inflamar a gengiva, pode tambėm pressionar ou ferir a gengiva fazendo com que ela sangre.

Bruxismo

O bruxismo, popularmente conhecido como ranger de dentes, pode provocar sangramentos na gengiva por causa do esforço excessivo dos músculos mastigatórios. Eles pressionam uma arcada contra outra, há sobrecarga nos tecidos que sustentam os dentes e a gengiva acaba sangrando.

Como saber se é gengivite?

Com essa lista de causas que deixamos, você já pode observar se existem outras possibilidades para o sangramento da sua gengiva e entender o que de fato pode estar acontecendo. Para saber se é uma inflamação gengival, você pode observar outros sintomas.

Embora o sangramento seja o sinal mais característico de gengivite, podem ser percebidos sintomas como alteração na tonalidade e textura do tecido gengival, inchaços e sensibilidade na gengiva.

Além disso, quando a gengivite está um pouco mais intensa, podem acontecer sangramentos espontâneos. Há, ainda, o mau hálito decorrente da inflamação e dos resíduos de sangue que ficam na boca.

De toda forma, a melhor maneira de saber o que está provocando o sangramento na gengiva é consultar um dentista. O profissional fará uma avaliação completa para ver como está o equilíbrio da sua saúde bucal para descobrir se você está ou não com gengivite. O importante é entender que a gengiva sangrando não é natural. Então, sempre procure um especialista.

Por Dr. Marcos Ney Pizzocolo
CRO-SP 56458. Formado pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995 e pós-graduado em especialização de prótese dentária. Atua na área de estética, implante, cirurgia oral e reabilitação oral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 06 / 05 / 24
Descubra quais são as opções de tratamento para retração gengival que ajudam a minimizar o desconforto desse problema e recuperar a estética do sorriso.
Ler Mais
 | 25 / 08 / 23
Você sabe como funciona a cirurgia gengivoplastia? Veja como esse procedimento é realizado e confira quais são as indicações do tratamento.
Ler Mais
1 2 3 5
Ligue para agendar
magnifiercross