Logo | Ápex Odontologia

Extração de dente do siso: 7 cuidados após a cirurgia

Atualizado em 28/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.

A extração de dente do siso é uma pequena cirurgia para retirada do terceiro molar. Por ser um procedimento invasivo, exige cuidados pós-operatórios como evitar esforços e adequar a alimentação, para garantir uma boa cicatrização, evitar desconfortos e complicações.

A imagem mostra uma mulher com dor de dente.

O dente do siso é o terceiro molar, aquele que cresce no último lugar na arcada dentária. São quatro no total e em alguns casos o paciente pode ter problemas com o crescimento deles, o que leva à necessidade de fazer uma extração de dente do siso.

A complexidade dessa cirurgia varia de acordo com cada dente, afinal, o dente pode estar em posiçoes diferentes do normal, a habilidade técnica e experiência do operador é preponderante na execução, e mesmo assim pode ser que dentes em posições complicadas sejam mais demorados de remover, por exemplo, quando o siso está incluso.

Seja como for, após a extração é preciso adotar alguns cuidados para evitar complicações, desconfortos e garantir a boa cicatrização dos tecidos. Preparamos este artigo para que você saiba quais são as recomendações que garantem um pós-operatório mais tranquilo. Continue lendo e confira os cuidados.

1. Aplique compressas de gelo

As temperaturas mais baixas ajudam bastante a promover analgesia e a desacelerar possíveis processos inflamatórios. Por isso, é aconselhado ao paciente fazer compressas com gelo após a extração de dente do siso, principalmente nas primeiras 24 horas.

Proteja com um pano a pele do rosto do lado em que o dente foi extraído. Aplique a compressa de gelo no local mantendo por cerca de 15 minutos. Repita o processo a cada 2 ou 3 horas. Dessa forma você evita que o rosto fique inchado além do que seria necessário, previne sangramentos e acelera a cicatrização.

2. Faça adequações na alimentação

Em especial nas primeiras 24 a 48 horas, é importante readequar o seu cardápio. Dê preferência para alimentos líquidos ou pastosos, pois são mais fáceis de ingerir, evitando movimentos com a boca. Para garantir nutrientes ao seu corpo, faça refeições ricas em frutas e legumes cozidos.

Como as temperaturas mais baixas são confortáveis, consuma alimentos frios ou em temperatura ambiente. Os sucos de frutas, iogurtes, gelatina e até mesmo sorvete são boas opções. Além de matarem a fome, garantem mais conforto para o local operado.

3. Evite esforços

Prefira manter repouso, principalmente nas primeiras 24 horas. Evite se esforçar ou fazer atividades físicas. Tire o dia para descansar, mas, se permanecer deitado, mantenha a cabeça mais elevada do que o corpo para não aumentar a pressão sanguínea no local operado.

Também evite a exposição ao sol e calor intenso. Os esforços localizados precisam ser evitados. Isso significa procurar não fazer bochechos intensos, movimentos de sucção ou cuspir. Se possível, fale menos.

4. Capriche na higiene bucal

Uma boa higiene bucal, nesse momento, será indispensável para evitar a proliferação de bactérias. Elas são as grandes causadoras de inflamações e atrapalham o processo de cicatrização, além de trazerem grandes desconfortos.

Continue higienizando os dentes como de costume. Para fazer a limpeza do local operado, utilize o molhamento com enxaguatórios a base de clorexidina e a água oxigenada 10 volumes também ajuda bastante. Mas peça a instrução do dentista para fazer essa higienização do jeito certo.

5. Evite o cigarro e o álcool

Fumar ou ingerir bebidas alcoólicas depois da extração de dente do siso não são boas alternativas. No caso do cigarro, suas toxinas dificultam o processo de cicatrização e favorecem as inflamações. As bebidas alcoólicas, por serem ácidas, trazem grande desconforto e também atrapalham a recuperação dos tecidos.

6. Tome as medicações corretamente

O dentista poderá receitar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para evitar sintomas e prevenir complicações. Tome esses remédios no horário prescrito pelo profissional e respeitando a dosagem, para que o pós-operatório seja mais tranquilo para você e rápido.

7. Compareça à consulta de retorno

Provavelmente o dentista vai pedir para que você agende uma consulta de retorno. Ela é importante para que ele faça a retirada de pontos e também confira como está o processo de cicatrização, se existe algum indício de inflamação, infecção ou qualquer outro problema.

Não deixe de comparecer a essa consulta porque ela é muito importante para garantir que você se recupere completamente. Também evite ficar adiando. Respeite o intervalo de tempo que foi solicitado pelo especialista.

A extração de dente do siso é considerada como um procedimento complexo, o profissional deve ter certa habilidade e experiência para realizar tal procedimento. Existe o risco de trazer sérias complicações se não forem adotados cuidados no pós-operatório. Esteja atento às recomendações do dentista e siga à risca as indicações dele para

Entenda! A importância da escovação noturna! Clique aqui!

Compartilhe este conteúdo e deixe seu comentário!

Até o próximo post!

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423. Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, cirurgia oral e implante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 20 / 10 / 21
Quando a cárie não recebe o tratamento correto, ela evolui para várias complicações. Veja quais são as consequências desse quadro quando não tratado.
Ler Mais
 | 08 / 09 / 21
Você sabe quando é possível usar o Invisalign? Descubra quais são as indicações desse aparelho e quais pessoas podem usá-lo para corrigir o sorriso.
Ler Mais
1 2 3 9
Logo | Ápex Odontologia

Ápex Odontologia 2021 | Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross