Logo | Ápex Odontologia

Lentes de Contato: quais cuidados ter?

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.
Lentes de contato | Por Ápex Odontologia | Dentista SP Brooklin

O uso de lentes de contato dental é uma excelente alternativa para quem deseja corrigir problemas estéticos e alguns funcionais das arcadas dentárias. Esses pequenos laminados protéticos valorizam muito o sorriso, porque deixam os dentes harmônicos, simétricos e com um aspecto saudável.

Mas uma das preocupações de quem coloca lentes de contato é manter a boa aparência delas , preservando a sua integridade, formato, brilho e coloração. Por isso, há quem adote medidas extremas para evitar danos.

Apesar de realmente ser essencial fazer a prevenção, não é preciso exageros para cuidar bem do novo sorriso. Afinal, as lentes são delicadas, mas resistentes e duráveis. Sendo assim, os cuidados necessários são praticamente os mesmos que devemos ter com o esmalte natural.

A seguir deixamos uma lista com diversas recomendações para que você saiba o que deve ou não ser feito por quem usa lentes de contato. Veja como cuidar bem delas e manter os resultados prefeitos por muito tempo!

Alimentação

O uso de lentes de contato não exige que você elimine alimentos do seu cardápio, no entanto, o consumo de alguns deve ser cuidadoso ou moderado. Isso porque existe a possibilidade de quebrar a porcelana, causar fissuras, manchas ou a perda de brilho. Por isso, no que se refere à alimentação os cuidados que você deve ter são:

  • evitar o consumo excessivo de vinhos tintos para não prejudicar a tonalidade;
  • reduzir o consumo de refrigerantes, iogurtes e vinagre, porque deixam as lentes opacas;
  • consumir café moderadamente para não causar amarelamento;
  • preferir cortar os alimentos mais densos ou duros.

Higiene

As lentes de contato precisam ser higienizadas assim como os dentes naturais. Afinal, apesar de elas não desenvolverem cáries podem acumular resíduos, placa bacteriana e causar diversas complicações. Uma higiene bem feita também evita a formação de manchas e alteração de tonalidade, então, os cuidados devem ser:

  • usar uma escova com cerdas macias ou extra macias para evitar o atrito;
  • realizar a higiene bucal sem utilizar dispositivos que causem arranhões e riscos;
  • evitar os cremes dentais clareadores;
  • passar o fio dental como de costume, pode-se lançar mão de fitas dentais, fio tipo Superfloss(oral b) ou escovas interproximais (Tepe Suécia).

Hábitos

Alguns hábitos são muito prejudiciais para a integridade das lentes de contato e também causam danos ao esmalte dentário natural. É preciso evitar certos comportamentos a fim de não quebrar as próteses, nem causar trincas, fissuras ou o seu desgaste. Então, tenha cuidado para não:

  • roer as unhas;
  • morder lápis ou canetas;
  • abrir recipientes com os dentes;
  • cortar ou rasgar objetos usando os dentes.

Outros cuidados

Pessoas que têm bruxismo e fazem uso de placas miorrelaxantes precisam moldar uma nova depois de colocar lentes de contato. Não é recomendado tentar usar a antiga ou fazer adaptações nela.

Quem tem esse problema, mas não usa o dispositivo, precisa conversar com o seu dentista para que ele seja confeccionado. O atrito entre os dentes e a força exercida prejudicam severamente as lentes de contato.

Nas consultas odontológicas, embora o profissional esteja apto para identificar o uso das lentes, não se esqueça de alertá-lo sobre isso. É preciso adotar certos cuidados para que os procedimentos odontológicos não causem nenhum tipo de dano às próteses, como na realização da profilaxia, o uso de ultrasom e aparelhos de profilaxia  podem promover perda de brilho e aspereza excessiva nas lentes de contato.

É verdade que as lentes de contato não duram para sempre e pode haver necessidade de substituí-las depois de algum tempo. Isso varia conforme a qualidade do material e o cuidado que o paciente tem com ele. De toda forma, adotando medidas preventivas isso acontecerá depois de muitos anos, e por um bom tempo você terá um belo sorriso.

Por Dr. Marcos Ney Pizzocolo
CRO-SP 56458. Formado pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995 e pós-graduado em especialização de prótese dentária. Atua na área de estética, implante, cirurgia oral e reabilitação oral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 14 / 05 / 21
A lente de contato dental tem sido muito procurada ultimamente, mas será que realmente vale a pena fazer o tratamento com esse laminado? Descubra!
Ler Mais
 | 29 / 12 / 20
Você sabe usar o fio dental do jeito certo? Descubra qual é a técnica mais adequada para utilização desse produto, a fim de garantir uma higiene bucal perfeita.
Ler Mais
1 2 3 6
Logo | Ápex Odontologia

Ápex Odontologia 2021 | Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross