Quando não escovamos os dentes antes de ir dormir, os restos de alimento permanecem em nossa boca favorecendo a proliferação das bactérias. Por isso, a sua saúde bucal pode sofrer bastante com essa negligência.
Nem todo mundo mantém uma rotina de higiene bucal adequada, e algumas pessoas, além de não escovarem os dentes ao longo do dia, ainda acabam esquecendo de escovar antes de ir dormir.
Às vezes bate aquela preguiça, ou então a pessoa acaba dormindo enquanto assiste um filme ou uma série, e a escovação dental fica para o dia seguinte. Mas esse não é um hábito muito saudável. A escovação noturna é fundamental para manter o equilíbrio da saúde da boca, e neste artigo você vai descobrir por quê. Continue lendo.
Índice
Você já deve ter ouvido muitas e muitas vezes a recomendação dos dentistas de escovar os dentes após cada refeição. Essa regra é válida para pessoas de todas as idades e precisa ser seguida para manter a sua boca sempre saudável.
Escovar os dentes é muito importante porque ao longo do dia a placa bacteriana vai se formando. Ela é composta por resíduos de alimento e também por células da própria boca, além, é claro, de micro-organismos que liberam substâncias agressivas para os dentes.
Não adianta fazer bochecho com água nem usar apenas o enxaguante bucal. A única forma eficaz de remover a placa bacteriana é por meio da escovação. São as cerdas da escova que removem essa camada de impurezas que se deposita sobre os dentes. O creme dental auxilia nesse processo, mas quem limpa mesmo é a escova.
Por isso é tão importante escovar os dentes, já que o acúmulo de placa bacteriana favorece a cárie, o tártaro e a gengivite, principalmente, três problemas de base que abrem as portas para manifestação de doenças bucais ainda mais complexas, como a periodontite e a pulpite.
Você viu que a placa bacteriana vai se formando ao longo de todo o dia. Quando chega a noite, os dentes estão repletos de impurezas e as bactérias já estão atuando em sua boca. Se você não escovar os dentes antes de ir dormir, o que vai acontecer é que essas bactérias conseguirão se proliferar ainda mais, já que elas terão tudo aquilo que precisam para isso, inclusive muito alimento, que são os restos de comida que ficaram nos seus dentes.
Não escovar os dentes antes de dormir pode afetar de forma significativa sua saúde bucal. Quando as bactérias se alimentam dos resíduos presentes na boca, elas liberam uma substância capaz de deteriorar o esmalte dentário. É assim que se formam as cáries.
Ao mesmo tempo, o organismo vai reagir a essas substâncias, já que elas também agridem as gengivas. Um processo inflamatório começará, dando origem à gengivite. E não podemos esquecer que a saliva é composta por diferentes minerais. Quando eles entram em contato com os resíduos que estão presos nos seus dentes, a tendência é de que esses restos calcifiquem, e assim o tártaro se forma.
O tártaro também contém bactérias, e elas continuarão se proliferando, liberando substâncias tóxicas e a situação ficará cada vez pior. Além de tudo isso, os restos de alimento que ficam na boca sofrem um processo de fermentação, ou seja, eles de fato vão apodrecer e isso vai gerar muito mau hálito.
Mais um detalhe importantíssimo é o fato de que a negligência com a higiene bucal também pode contribuir para a formação do câncer de boca. Então, não escovar os dentes à noite antes de ir dormir pode trazer sérias complicações para a sua saúde bucal. Inclusive, a última escovação é a mais importante do dia. Veja a seguir por quê.
Todas as escovações que fazemos ao longo do dia são importantes, mas aquela feita à noite é a mais importante de todas. Isso porque nossa boca permanecerá por muitas horas parada. Não estaremos comendo nada, não vamos falar e também não vamos beber água. Há uma redução na produção de saliva e a acidez do meio bucal aumenta.
Essa combinação contribui ainda mais para a proliferação de bactérias e a atuação negativa delas na boca. Logo, a agressão à saúde bucal é muito mais intensa à noite quando não escovamos os dentes antes de ir dormir. Você tem mais risco de desenvolver problemas bucais quando não faz essa última escovação.
Faça da higiene bucal um hábito no seu dia a dia e procure caprichar na última escovação feita antes de ir dormir. Ela é o momento ideal para passar também o fio dental e fazer uma verdadeira faxina na sua boca, eliminando todos os resíduos e, com eles, as bactérias que podem causar doenças.