Blog

Os cuidados após a extração do dente do siso

Os dentes do siso (terceiro molar) são os últimos a nascerem na arcada dentária. São quatro no total, dois na superior e dois na inferior. Começam a nascer geralmente entre os 16 e 25 anos, mas nem sempre isso acontece de uma forma tranquila.

É comum que o dente do siso ocasione problemas na hora de nascer, como se direcionar para o dente vizinho, ajudar a causar o desalinhamento da dentição, gerar “solavancos”, em conseqüência de interferência por má posição, na hora de mastigar ou permanecer incluso causando dores ou inflamação. Nesses casos a solução é extraí-lo.

Mas depois de fazer a extração de um dente do siso é importante tomar certos cuidados para garantir a boa cicatrização dos tecidos e que não haja nenhum tipo de complicação. Por isso, preparamos este artigo com uma lista de cuidados essenciais. Acompanhe e veja como passar pelo pós-operatório da melhor forma possível.

Quem deve remover o dente do siso? Confira!

 

Mantenha repouso

Permanecer em repouso pelo maior tempo possível é essencial nos três primeiros dias após a extração. Logo nas primeiras 24 horas é interessante sempre manter a cabeça mais elevada do que o restante do corpo para evitar um aumento de pressão no local operado, que poderia causar sangramentos.

 

Fale o menos possível

Pelo menos nas primeiras 24 horas evite falar muito para que não haja esforço na região bucal. Dessa forma você não sentirá dores nem desconfortos e também vai prevenir os inchaços no local.

 

Evite se expor ao sol

O Sol eleva a temperatura corporal, o que pode estimular sangramentos na região operada. Então, depois de fazer a extração do siso procure, nos primeiros 5 dias, não ficar exposto a ele para não prejudicar a cicatrização.

 

Faça adequações na alimentação

Nos primeiros dois dias prefira ingerir alimentos líquidos ou pastosos em temperatura morna ou fria, como sucos, vitaminas, mingau, iogurte, sopas e caldos. Evite aqueles que exigem mastigação, os quentes e os ácidos.

 

Evite bochechos e sucção

Fazer bochechos muito vigorosos pode lesionar a região operada causando desconfortos e sangramento. Já os movimentos de sucção provocam um esforço da boca, o que pressiona os tecidos que estão se recuperando e dificulta a cicatrização.

 

Mantenha a higiene

Uma boa higiene bucal é essencial depois da extração do siso, porque os resíduos de alimentos proliferam bactérias que podem desencadear inflamações e infecções na área operada. Então, proceda conforme a orientação do dentista para manter o local limpo, mas sem lesionar os tecidos. Geralmente, em cima do local operado, lançamos mão do molhamento da região com clorexidina, e a escovação e fio dental nas outras regiões é usual.

Você sabe qual a melhor maneira de escovar os dentes? Clique aqui!

 

Faça compressas frias

Nos primeiros dois dias é interessante fazer compressas frias pela parte externa da boca do lado que foi operado. A baixa temperatura ajuda a prevenir os inchaços, os processos inflamatórios e também tem ação analgésica, minimizando dores e desconfortos. Procure proteger a pele para não sofrer queimaduras, faça a compressa por 20 minutos, descanse 20 e repita a aplicação por várias vezes.

 

Evite tocar o local

Para que os tecidos se regenerem é importante que eles permaneçam estáticos, então, o ideal é não tocar o local operado. Evite passar a língua, objetos ou o dedo nessa região. Além de garantir a boa cicatrização, isso vai prevenir que bactérias se instalem ali.

 

Administre corretamente as medicações

Em alguns casos o cirurgião dentista faz a indicação de alguns medicamentos para prevenir inflamações e infecções. Se este for o seu caso, faça a administração dessas substâncias corretamente seguindo os horários, a dosagem e evitando substituições.

 

Evite álcool e cigarro

As bebidas alcoólicas devem ser evitadas durante a recuperação para não dificultar a cicatrização dos tecidos nem provocar desconfortos. O mesmo acontece com o cigarro, que estimula processos inflamatórios e reduz a capacidade do organismo se restabelecer.

Veja também:  Cigarro x Saúde bucal.

Para que o pós-operatório da extração do siso seja tranquilo é muito importante seguir todas as recomendações do especialista. Evite a automedicação e receitas caseiras, esclareça todas as suas dúvidas com ele e, sempre que precisar de um conselho, procure o profissional  para que você não prejudique sua saúde bucal e tenha uma excelente recuperação.

Dra Licia Ney Pizzocolo Gonzalez apex odontologiafaixa-apex-odontologia

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423

Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, cirurgia oral e implante.

faixa-apex-odontologia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

× Agendar Consulta