Logo | Ápex Odontologia

Sensibilidade nos Dentes

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O que gera a sensibilidade?

De maneira geral, as pessoas acreditam que a sensibilidade é gerada pela escovação, através de uma escova muito dura ou técnicas de escovação errada que causam irritação na gengiva, ocasionando a retração gengival que leva a sensibilidade ao gelado e ao frio.

Na realidade, a sensibilidade é um sinal ou sintoma de que o engrenamento dos dentes não está da melhor maneira.

O canino

Um dente muito importante quando vamos mastigar é o canino, ele faz uma função primordial na mastigação, mover a mandíbula para o centro da boca.

Durante a mastigação, você abre a boca, alinha os dentes do lado que quer mastigar e antes de encostar qualquer dente o canino precisa tocar, justamente para não tocar os dentes posteriores.

Se o seu canino não está funcionando bem, você irá tocar essas pontas dos dentes posteriores antes de tocar o movimento final e isso gera uma série de forças mecânicas para fora do longo eixo da raiz, onde tem osso.

O correto é gerar uma força para o centro da cabeça, se gerar para fora da cabeça porque não tem o canino tocando, apresentará uma série de movimentos que são parecidos com os que são usados para extrair o dente.

Os movimentos biomecânicos

Para extrair o dente, usa-se alicate e faça-se o movimento de fora para dentro, onde tem pouco osso. Essa movimentação repetida, durante muitos anos, começa a gerar stress onde tem gengiva concebendo um processo de reabsorção óssea e expõe a raiz levando à sensibilidade.

Existem cremes dentais que ajudam nos sintomas, mas não corrige. A correção precisa ser avaliada de acordo com a maneira que você mastiga, se o canino está desempenhando suas funções adequadamente, se tem as curvaturas dos dentes corretas para conseguir realizar uma mastigação razoável. Após isso, você consegue evitar todo esse fenômeno mecânico e não adquirir a retração.

Não é a escova que causa esse acontecimento, e sim a biomecânica, os movimentos diários. São movimentos repetidos que provocam retrações e sensibilidade.

Se você tem sensibilidade e está preocupado com retração gengival, consulte seu dentista para que ele possa te oferecer o melhor caminho e resolver essa situação.

Por Dr. Marcos Ney Pizzocolo
CRO-SP 56458. Formado pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995 e pós-graduado em especialização de prótese dentária. Atua na área de estética, implante, cirurgia oral e reabilitação oral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 31 / 03 / 21
Sabia que o flúor ao mesmo tempo em que protege os dentes pode fazer mal ao organismo? Entenda se ele é o mocinho ou o vilão dessa história.
Ler Mais
 | 17 / 02 / 21
O tártaro prejudica a estética do sorriso e a saúde da boca, por isso, ele precisa ser combatido. Veja como tratar esse problema e evitar suas complicações.
Ler Mais
1 2 3 28
Logo | Ápex Odontologia

Ápex Odontologia 2022 | Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross