Logo | Ápex Odontologia

Você já ouviu falar em Edentulismo? Saiba o que é conheça as causas 

Atualizado em 19/06/2023
Tempo de leitura: 3 min.

Edentulismo é o nome dado para a perda de dentes permanentes, uma condição que costuma afetar principalmente os adultos. Esse problema pode ter diversas causas, mas é provocado em especial pelo descuido com a higiene bucal, que leva à ocorrência de doenças.

Ter a arcada dentária completa é mais do que uma questão estética. Cada dente tem uma função e interage com outro para possibilitar funções como a mastigação. Por isso, o edentulismo é um problema que gera grande preocupação.

Ainda que seja perdido somente um dente, essa perda pode acarretar problemas significativos com o passar do tempo. Logo, é muito importante entender o que causa o edentulismo também para que ele possa ser prevenido.

Neste artigo você vai conferir todas as informações importantes sobre o tema para que possa cuidar ainda melhor do seu sorriso e manter os seus dentes sempre saudáveis. Acompanhe!

O que é edentulismo?

O edentulismo consiste na perda de dentes permanentes que costuma acontecer na vida adulta. Algumas pessoas perdem apenas um dente, outras acabam perdendo diversos elementos dentários e existem aquelas que sofrem a perda de todos os dentes da arcada.

Um dos primeiros impactos sentidos em função do edentulismo é o estético. Afinal, a perda de um ou mais dentes afeta a imagem do sorriso, e isso também pode gerar impactos negativos na autoestima da pessoa.

Contudo, conforme explicamos na introdução, os dentes interagem entre si e trabalham juntos para desempenharem suas funções. Sendo assim, quando falta um ou mais elementos dentários na boca, ocorre um desequilíbrio entre as arcadas dentárias.

Com o passar do tempo, há sobrecarga nos demais dentes, nos tecidos bucais e na articulação temporomandibular. No espaço em que o dente foi perdido, acontece uma reabsorção dos tecidos que faziam a sustentação dele. Isso pode gerar alterações que modificam a posição dos demais dentes.

Quais são as causas do edentulismo?

Você viu que o edentulismo pode trazer consequências muito negativas para a qualidade de vida da pessoa. Mas compreendendo as causas desse problema fica mais fácil fazer a prevenção dele. Veja a seguir.

Doenças bucais

As cáries profundas, a gengivite e a periodontite são causas importantes do edentulismo. No primeiro caso, há uma perda da estrutura do dente, o problema pode alcançar também a polpa e a raiz, levando à necessidade de extração do elemento dentário.

A gengivite e a periodontite são inflamações que acometem os tecidos de sustentação do dente. Principalmente a periodontite, é uma causa importante do edentulismo, já que ela atinge tecidos muito profundos e prejudica a qualidade da base de sustentação dos dentes, fazendo com que eles apresentem motilidade e se soltem da boca.

Bons cuidados com a higiene bucal e o acompanhamento odontológico regular auxiliam a evitar esses problemas e, por consequência, o edentulismo.

Traumas e acidentes

Os dentes também podem se soltar da boca por causa de pancadas sofridas nessa região em função de acidentes, como os automobilísticos ou quedas. O mesmo se dá com os traumas provocados por pancadas durante a prática de esportes ou mesmo em função de violência.

A prevenção, nesse caso, seria evitar essas situações de risco. No caso da prática de esportes mais radicais, é importante o uso de protetores que ajudem a preservar a arcada dentária.

Tratamentos mal realizados

Quando os tratamentos odontológicos não são realizados da maneira correta, eles podem comprometer a integridade dos dentes. Por isso é fundamental realizar procedimentos em clínicas bem estruturadas e de confiança, com profissionais capacitados e experientes.

É essencial que o diagnóstico seja feito do modo correto e que a técnica aplicada seja conduzida adequadamente. Além, é claro, de realizar todos os procedimentos de segurança e de higiene para que não haja contaminação da área que está sendo trabalhada.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem afetar a saúde dos dentes, como acontece com as substâncias supressoras do metabolismo ósseo, que costumam ser utilizadas em casos de osteoporose. Contudo, tratamentos oncológicos, como a quimioterapia e a radioterapia também podem levar ao enfraquecimento dos dentes e causar edentulismo.

Quando possível, é interessante substituir as fórmulas para reduzir o impacto na saúde bucal, além de fazer um acompanhamento rigoroso com o dentista para que ele possa auxiliar na manutenção da saúde dos dentes ao longo do tratamento.

Vale ressaltar que a principal causa de edentulismo ainda é o descuido com a higiene bucal, que leva à cárie e à periodontite. Então, dê bastante atenção para os seus dentes e faça o acompanhamento com o dentista regularmente, a fim de adotar medidas preventivas.

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423. Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, periodontia e ortodontia e também é Invisalign Doctor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 12 / 04 / 24
Conheça as características e os diferenciais do Invisalign para entender como esse aparelho ortodôntico funciona e suas vantagens.
Ler Mais
 | 26 / 02 / 24
Conheça um pouco mais sobre as lentes de contato dentais e as facetas dentais para descobrir qual é o melhor tratamento para o seu sorriso.
Ler Mais
1 2 3 27
Ligue para agendar
magnifiercross