O novo Coronavírus se tornou um grande desafio em todo o mundo. A preocupação agora é conter a disseminação dele para combater a pandemia de Covid-19, por isso, nesse momento é fundamental que você acumule o máximo de informações possível.
Em todas as mídias estão sendo divulgadas recomendações para evitar o contágio, mas muitas dúvidas ainda existem, principalmente em relação a detalhes que são pouco esclarecidos ou que geram informações conflitantes.
Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar se é possível ocorrer a transmissão do Coronavírus por meio da saliva. Se você quer saber mais, continue lendo e veja como cuidar bem da sua saúde e da sua família. Também confira algumas recomendações para se prevenir.
Índice
A saliva é transmissora de diversos tipos de micro-organismos, e os vírus estão inclusos nesse grupo. Assim como acontece com todos os demais, o Coronavírus pode ser transmitido por meio dela, então, é possível contrair a Covid-19 se tiver contato com a saliva de uma pessoa infectada.
É por isso que existe a recomendação de cobrir a boca na hora de tossir ou espirrar. Afinal, quando isso acontece, gotículas de saliva são expelidas para fora do corpo e são elas que contêm o vírus. Ou seja, quando uma pessoa tosse ou espirra ela não expele apenas o vírus em si, mas o seu fluido corporal que contém esse agente patógeno.
A recomendação do uso de máscara se dá em função do mesmo fato. As gotículas de saliva permanecem em suspensão no ar, então, quando a pessoa inala essas partículas, junto com elas está inalando o vírus.
É importante saber que o Coronavírus tem um tempo de sobrevida quando está fora do organismo humano. O período exato ainda é discutível, principalmente no que se refere à superfície na qual ele está instalado, mas é fato que pode ser por vários dias.
Sendo assim, uma das recomendações para se prevenir do contágio é não compartilhar copos e outros objetos de uso pessoal. Isso inclui talheres, escovas de dente e toalhas, pois podem conter gotículas de saliva e também o vírus.
O mesmo se dá com o compartilhamento de canudos, garrafas e até mesmo por dividir um alimento. Comer no mesmo prato ou dar uma mordida de um lanche ou uma fruta também não é a melhor alternativa.
Mesmo o compartilhamento de biscoitos ou salgadinhos diretamente do pacote deve ser evitado. Isso porque quando a pessoa leva sua mão à boca e depois coloca mais uma vez no pacote, pode estar fazendo a transmissão do vírus.
Nesses casos, o ideal é que cada um tenha a sua porção em uma vasilha separada. Em seguida, todos esses utensílios precisam ser muito bem higienizados com sabão neutro e água corrente, sendo que essas medidas são suficientes para eliminar o agente patógeno.
Assim como qualquer ambiente de saúde, o consultório do dentista também pode transmitir agentes patógenos, não apenas o Coronavírus, mas ainda outros micro-organismos que causam doenças como gripe, resfriado e até mesmo hepatite.
Por isso, são adotados diversos cuidados para colocar em prática a biossegurança. Você pode perceber que o dentista atende sempre usando jaleco, máscara e luvas, bem como faz a proteção de todos os equipamentos e instrumentos que utiliza durante os procedimentos.
Todos esses itens são descartados e renovados para atender um novo paciente. Os instrumentais passam por uma esterilização a cada uso, garantindo que estejam totalmente livres de qualquer agente patógeno.
Sendo assim, o ideal é que você faça suas consultas apenas em clínicas de confiança e com uma boa reputação, sempre observando os cuidados tomados pela equipe e o profissional em cada atendimento.
Não se esqueça das recomendações primordiais para você se prevenir contra o Coronavírus, que são:
Caso você manifeste algum dos sintomas da Covid-19, que são febre alta, tosse seca e constante e dificuldade para respirar, ligue imediatamente para o atendimento de urgência da sua cidade. E evite comparecer ao hospital.