Logo | Ápex Odontologia

Aplicação de faceta nos dentes - quais as vantagens?

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.
A imagem mostra uma foto de uma mulher com faceta nos dentes.

Nem sempre os problemas bucais afetam a saúde dos dentes, porque também podem estar relacionados à estética deles. Nesse caso, os prejuízos envolvem a aparência do indivíduo, a satisfação com a sua imagem e a autoestima.

Por isso, procedimentos estéticos como aplicação de facetas de porcelana têm se tornado muito populares. Eles ajudam a alcançar um sorriso bonito e trazem mais bem-estar e autoconfiança. Além disso, muitas vezes ajudam a corrigir pequenos problemas funcionais.

As facetas são laminados protéticos com espessura muito fina, partindo de 0,5 milímetros. Elas são coladas sobre os dentes para alterar suas características. Trata-se de um procedimento duradouro com resultados muito rápidos, ideal para quem deseja um sorriso novo em pouco tempo.

Mas por que optar pelas facetas e não por outros tratamentos estéticos, como o clareamento ou o uso de aparelhos ortodônticos? Neste artigo responderemos essa pergunta. Continue lendo para conhecer as vantagens proporcionadas por esses laminados!

As facetas alteram o tom dos dentes em poucas sessões e com durabilidade

Uma das indicações das facetas de porcelana é para alterar a tonalidade dos dentes. Elas substituem a técnica de clareamento dental quando não é possível alcançar o branco desejado pelo paciente, ou porque ele não pode se submeter a esse procedimento.

Mas a grande vantagem das facetas é o fato de que elas promovem essa alteração de tom em apenas poucas sessões, a cor mais clara será obtida e o tratamento não precisa ser repetido. Aí está outro ponto positivo, já que não é necessário refazer o procedimento depois de algum tempo.

É possível modelar os dentes e deixá-los harmônicos

Dificilmente encontramos uma pessoa que tenha dentes perfeitamente modelados e totalmente harmônicos. Pequenos defeitos podem ser encontrados e eles promovem assimetria para o sorriso, mas com a aplicação das facetas é possível corrigir essas características.

Elas são confeccionadas a partir de um planejamento para que tenham exatamente o formato definido pelo profissional e seu paciente. Assim que coladas sobre os dentes, fazem com que eles assumam uma nova forma, sendo bem desenhados e tendo o tamanho ideal.

Seu sorriso será planejado para o seu rosto

Nem sempre a dentição de uma pessoa combina com o rosto dela. Alguns têm dentes pequenos demais, para outros o formato não é simétrico ou agradável como gostaria. A vantagem das facetas é o fato de poder planejar o sorriso para que ele esteja adequado às características do restante da face.

As facetas são confeccionadas especificamente para cada paciente, portanto, o profissional, antes, faz um estudo das necessidades dessa pessoa, então, utilizando várias técnicas, faz o planejamento de como será o sorriso. Ele solicita a fabricação das peças para que elas tenham o melhor aspecto, que contraste com a aparência do indivíduo.

As facetas podem substituir aparelhos ortodônticos

As facetas podem substituir o tratamento ortodôntico. Em alguns casos é possível optar pelas facetas de porcelana para corrigir problemas ortodônticos. Quem apresenta desalinhamentos mais discretos, giros e espaços entre os dentes pode corrigir essas imperfeições com os laminados protéticos. Porém, em situações onde os dentes estão muito tortos, o aparelho ortodôntico pode ser uma melhor opção, e lançamos mão das facetas para terminar com a estética e função ótimas.

Cada faceta é confeccionada para se encaixar exatamente no dente referente a ela. Por isso, seu formato é único e esconde essas características que trazem assimetria para o sorriso, deixando-o alinhado.

A resistência e durabilidade das facetas é muito alta

Embora as facetas de porcelana sejam muito finas e tenham um aspecto frágil, elas são resistentes e não se danificam facilmente. Isso porque são desenvolvidas para suportarem a força mastigatória, portanto, sua durabilidade se estende por muitos anos.

Além disso, as facetas não mudam de tonalidade com o passar do tempo. Ou seja, você não precisará substituir um dos seus laminados porque ele ficou amarelado ou manchado. Pode consumir seus alimentos e bebidas preferidos sem peso na consciência!

Não se esqueça de que para desfrutar de todas essas vantagens das facetas de porcelana é preciso que o tratamento seja feito por um profissional experiente. Assim, ele estudará as suas características e necessidades para fazer a aplicação dos laminados com segurança para sua saúde bucal, alcançando resultados funcionais e estéticos de excelente qualidade! E tendo uma durabilidade adequada!

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423. Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, cirurgia oral e implante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 20 / 10 / 21
Quando a cárie não recebe o tratamento correto, ela evolui para várias complicações. Veja quais são as consequências desse quadro quando não tratado.
Ler Mais
 | 08 / 09 / 21
Você sabe quando é possível usar o Invisalign? Descubra quais são as indicações desse aparelho e quais pessoas podem usá-lo para corrigir o sorriso.
Ler Mais
1 2 3 9
Logo | Ápex Odontologia

Ápex Odontologia 2021 | Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross