Blog

Os mitos e verdades da faceta de porcelana

O tratamento com facetas de porcelana vem se popularizando cada vez mais por causa da sua praticidade, rapidez e dos excelentes resultados que proporciona. Com elas é possível mudar completamente o sorriso sem precisar usar aparelho ortodôntico, fazer clareamentos ou outros tratamentos odontológicos.

As facetas são pequenas peças semelhantes a capas, feitas sob medida para cada pessoa. Elas são coladas sobre os dentes para alterar características como formato, tamanho e cor. Não exigem cirurgias ou qualquer outro procedimento complexo e invasivo, por isso, têm caído no gosto de muita gente.

Mas ainda encontramos muitas informações distorcidas sobre o tratamento com facetas de porcelana, o que gera dúvidas. Foi pensando nisso que preparamos este artigo. Continue lendo para conferir algumas informações e descubra o que é mito e verdade para ficar bem informado sobre o assunto!

Facetas de porcelana são iguais às lentes de contato dental.

MITO. É verdade que o formato das facetas e das lentes é o mesmo, no entanto, sua diferença está na espessura do material. As lentes são mais finas, com cerca o,2 a 0,5 milímetros, já as facetas são mais grossas, partindo de 0,6 mm. Por isso, as indicações de ambas também são distintas, porque as facetas corrigem problemas mais complexos do que as lentes.

É preciso fazer desgaste nos dentes para colocar facetas.

VERDADE. Em alguns casos, dependendo do problema que se pretende corrigir e da configuração da dentição, pode ser preciso fazer pequenos desgastes no esmalte a fim de que as facetas sejam instaladas e fiquem simétricas. Mas isso varia muito para cada paciente e os resultados desejados.

Com passar do tempo, as facetas mudam de cor.

MITO. A porcelana não sofre alteração de tonalidade com o passar do tempo. Ela não absorve os pigmentos presentes nos alimentos, nem tão pouco passa por um processo de envelhecimento que leve ao amarelamento. Por isso, continuará tendo mesmo aspecto após anos de uso.

O tratamento com facetas não pode ser revertido.

VERDADE, para a maioria dos casos. Como as facetas são indicadas para correção de problemas mais complexos, geralmente é preciso fazer algumas adequações no esmalte dentário para que elas sejam instaladas. Com isso, uma vez realizado o tratamento é preciso manter essas lâminas sobre os dentes pelo resto da vida.

É possível mudar a forma e a cor dos dentes com as facetas.

VERDADE. Aliás, esses são dois objetivos do tratamento com as facetas de porcelana. O intuito é promover alterações nas características naturais da dentição para que ela tenha um tamanho adequado, um formato simétrico e uma tonalidade mais agradável que combine com a aparência do indivíduo.

As facetas são frágeis e quebram facilmente.

MITO. Embora sejam lâminas muito finas e apareçam frágeis, as facetas de porcelana são resistentes e duráveis. Elas exigem os mesmos cuidados que temos com o esmalte natural, e sua durabilidade pode chegar até 20 anos, dependendo dos hábitos adotados pelo paciente.

Dentes tortos podem ser corrigidos com facetas.

VERDADE. Porém, somente problemas de menor complexidade, porque as facetas de porcelana não substituem os tratamentos ortodônticos. Pequenos giros, desalinhamentos e espaçamentos podem ser corrigidos com a aplicação das facetas, sendo essas também são suas indicações.

As facetas só podem ser usadas nos dentes da frente.

VERDADE. As facetas de porcelana, assim como as lentes de contato, têm indicação para a área estética da dentição, ou seja, aquela que aparece mais enquanto sorrimos. Por isso, as correções que promovem são sempre nos dentes anteriores e sua instalação não é feita nos molares.

Facetas de porcelana duram mais do que as de resina.

VERDADE. A porcelana tem a fama de ser um material delicado, no entanto, quando ela é colada ao dente se torna muito resistente. Isso faz com que as facetas confeccionadas nesse material tenham uma durabilidade maior do que aquelas fabricadas em resina composta.

Colocar facetas de porcelana dói.

MITO. O tratamento com facetas de porcelana não é invasivo, por isso, o paciente não sente dor para fazer a instalação delas. É verdade que em muitos casos precisamos desgastar um pouco o esmalte, porém, isso é feito dentro de um limite seguro para a estrutura dentária e a saúde bucal.

As facetas substituem o clareamento dental.

VERDADE. A vantagem de optar pelas facetas de porcelana é o fato de que esse material não sofre alteração de tonalidade. Assim, uma vez que você escolheu a cor que deseja para o seu sorriso, não precisará refazer o tratamento como acontece com o clareamento dental. Além disso, alguns problemas como a fluorose podem ser tratados com facetas, mas não com clareamento.

É preciso mudar alimentação depois de colocar facetas.

MITO. Conforme explicamos, os cuidados que você precisa ter com as facetas de porcelana são os mesmos que teria com os seus dentes naturais. Sendo assim, não é necessário fazer alterações no cardápio, apenas continuar tomando cuidado com alimentos muito duros e pigmentados, para não causar nenhum tipo de agressão a sua dentição.

Quem tem bruxismo não pode usar facetas de porcelana.

MITO. Quem sofre de bruxismo pode usar facetas de porcelana, no entanto, deve ser avaliado o engrenamento entre os dentes posteriores e será essencial usar a placa miorrelaxante para evitar o atrito entre as arcadas. O bruxismo pode causar desgaste às facetas, o mesmo que acontece com o esmalte dentário.

Ficou um pouco mais claro como funciona o tratamento com as facetas de porcelana? Agora que você já conhece as informações corretas sobre elas, pode decidir com mais certeza se esse tratamento atende ao que você deseja e precisa para o seu sorriso!

Dr Marcos Ney Pizzocolo apex odontologiafaixa-apex-odontologia

Por Dr. Marcos Ney Pizzocolo
CRO-SP 56458

Formado pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995 e pós-graduado em especialização de prótese dentária. Atua na área de estética, implante, cirurgia oral e reabilitação oral.

faixa-apex-odontologia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

× Agendar Consulta