Logo | Ápex Odontologia

Os cuidados com a saúde bucal na gravidez

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.
Ao fundo da imagem, há uma grávida escovando os dentes.

A gravidez é uma fase muito bonita na vida da mulher, mas não podemos negar que ela também provoca muitas mudanças no organismo de um modo geral, e isso se reflete na boca. Sendo assim, gestantes precisam manter um cuidado especial com seus dentes e gengivas.

Eles são importantes tanto para a própria mulher como para o bebê. Afinal, doenças e problemas bucais são causados por bactérias e elas podem atingir o feto interferindo em seu desenvolvimento e na gestação.

Por isso, além dos exames e visitas periódicas ao médico, a gestante precisa realizar o pré-natal odontológico. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue lendo e descubra por que é tão importante cuidar da saúde bucal na gravidez e como isso deve ser feito.

Por que a gestante precisa cuidar da saúde bucal?

Muitas alterações acontecem no organismo da mulher durante a gestação. Uma das principais é na produção hormonal, que fica totalmente diferente do ciclo natural. Como consequência, as gengivas ficam mais suscetíveis a inflamações, por isso, existe uma propensão maior para gengivite e periodontite durante a gravidez.

Além dos incômodos que essas doenças causam, não podemos esquecer que elas são desencadeadas por micro-organismos patógenos. Eles podem migrar pela corrente sanguínea e chegar ao feto desenvolvendo problemas graves, como infecções respiratórias. Além disso. O bebê pode nascer com peso abaixo do normal e outras deficiências.

Outra complicação desencadeada por essas bactérias é o estímulo da liberação de prostaglandinas, ácidos graxos com atividade hormonal que podem provocar o parto prematuro. Ou seja, se a mulher não cuidar da sua saúde bucal na gravidez existe o risco de o bebê nascer com problemas e antes do tempo.

Sem falar do fato de que as inflamações da gengiva começam de uma forma discreta, mas evoluem rapidamente e afetam toda a dentição. Quando os tecidos periodontais ficam comprometidos, há o risco de os dentes se soltarem da boca.

Mas não são somente as alterações hormonais que afetam a saúde bucal da gestante. Isso também acontece porque seus hábitos alimentares modificam. Ela se alimenta com mais frequência, tem uma tendência para o consumo de açúcar e carboidrato, que favorecem a formação da placa bacteriana e, consequentemente, da cárie e das inflamações.

O que é o pré-natal odontológico?

Durante a gestação a mulher precisa realizar diversos exames e fazer o acompanhamento com um profissional para observar sua saúde e o desenvolvimento do bebê. Nessas consultas devem ser incluídas, também, as visitas ao dentista.

O pré-natal odontológico consiste nesse acompanhamento especializado para tratar problemas que a mulher já tenha e prevenir o desenvolvimento de outros. As consultas também têm um caráter instrucional e educativo, a fim de que a gestante saiba como higienizar corretamente sua boca de que maneira evitar os enjoos durante a escovação.

Além disso, o dentista explica como ela deverá cuidar da saúde bucal do seu bebê, uma vez que ele precisa de atenção desde o nascimento, pois os resíduos de leite materno também podem favorecer a proliferação de bactérias.

Como cuidar da saúde bucal durante a gestação?

O fato de o organismo da gestante ser mais suscetível às inflamações bucais não significa que toda grávida passará por esse problema. É possível evitar essas e outras complicações fazendo o pré-natal odontológico e tomando os devidos cuidados em casa.

A seguir, deixamos algumas recomendações para que você saiba como preservar o seu sorriso bonito e saudável nessa fase tão importante!

  • Escove os dentes sempre que ingerir uma bebida ou alimento sólido.
  • Prefira escovas com cerdas macias e creme dental com flúor.
  • Não se esqueça de escovar também a língua.
  • Use o fio dental corretamente pelo menos uma vez por dia.
  • Evite o consumo exagerado de açúcares, carboidratos e amidos.
  • Beba bastante água.
  • Mantenha uma dieta nutritiva.

Uma boa higienização bucal é a principal forma de manter a saúde bucal durante a gestação. Não se esqueça de que é fundamental ter o suporte de um profissional para identificar e tratar problemas ainda no começo, além de complementar seus cuidados com outras medidas preventivas. Assim, você terá um belo sorriso e uma gravidez tranquila!

O ideal é a mulher antes mesmo de engravidar já procurar este cuidado preventivamente, assim é ainda maior a chance de não precisar de tratamentos mais complexos durante a gestação!

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423. Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, cirurgia oral e implante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 03 / 06 / 20
Confira alguns métodos seguros para fazer o tratamento da dor de dente na gravidez, a fim de não oferecer riscos ao bebê e minimizar os incômodos.
Ler Mais
 | 14 / 10 / 19
Descubra o que é uma cárie profunda, de que maneira ela afeta o dente e quais são as opções de tratamento para essa doença bucal.
Ler Mais
Logo | Ápex Odontologia

Ápex Odontologia 2021 | Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross