Blog

Mordida cruzada: correção fase adulta

Hoje é muito comum os adultos usarem aparelho, alguns têm vergonha, porém, mesmo assim ainda é muito comum vermos adultos com aparelho ortodôntico.

A importância da correção da mordida cruzada envolve toda a parte funcional, musculatura, osso e respiratória.

Além do que, essa correção não envolve só o aparelho, também envolve reabilitação para repor os dentes e ajustar a engrenagem. Na verdade, o aparelho é uma parte deste caminho da correção da mordida no adulto.

Mordida cruzada x fonoaudiologia

No adulto, vale saber que muitas vezes precisamos lançar mão da fonoaudiologia no adulto. Às vezes otorrino, porém, a fonoaudiologia é mais importante.

Neste caso, é muito comum colocar o aparelho, caminhar para a correção e de repente não ver aquilo fluir, o espaço não fechar e nem a mordida da maneira que geralmente é para acontecer.

Quando mandamos para a fonoaudiologia, o negócio desenvolve melhor, porque se precisamos corrigir algo no adulto, esse problema vem desde criança, ou seja, os maus hábitos.

Contudo, a musculatura se adaptou com a mordida errada quando você era criança, você cresceu e a mordida ficou cruzada. Ou seja, a musculatura se adaptou ao longo de todo esse tempo e toda a musculatura em volta foi se adaptando para essa adaptação da boca.

Para fazer essa correção, a gente precisa de fonoaudiologia para reeducar esse músculo, para a língua, a bochecha e toda essa parte muscular entender que agora terá outra posição dos dentes.

Mordida cruzada x ortodontia

Em um tratamento ortodôntico no consultório, teremos que reeducar a língua e bochecha para a mordida não voltar a abrir ou para o cruzamento ter uma estabilidade maior e não cruzar de novo.

Deste modo, conseguimos evoluir, finalizar o tratamento e principalmente, ter mais estabilidade do resultado que a gente adquirir.

Se o ortodontista disser que precisa lançar mão de fonoaudiologia para uma pessoa de 40 ou 50 anos, não assuste, é muito importante.

Aprender a mastigar corretamente, posicionar toda a musculatura no momento em que estamos relaxados e em atividade é também muito importante.

Muito dos maus posicionamentos dentários vem por conta do vício na fala errada, na mastigação errada e no posicionamento da língua errado.

Em suma, associar fonoaudiologia com ortodontia e com a reabilitação é fundamental para a gente corrigir a mordida no adulto.

Dra Licia Ney Pizzocolo Gonzalez apex odontologiafaixa-apex-odontologia

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423

Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, cirurgia oral e implante.

faixa-apex-odontologia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

× Agendar Consulta