Logo | Ápex Odontologia

O que é Prevenção?

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.
O-que-e-prevencao-texto-por-Apex-Odontologia

A prevenção parece algo óbvio, mas infelizmente é pouco praticada no dia a dia das pessoas. Prevenir, é tomar atitudes que evitem que algo aconteça.

Como prevenir?

Para prevenir doenças bucais infecciosas, basta escovar os dentes diariamente, correto? Sim e não.

Sim, porque se removermos as bactérias que se acumulam todos os dias sobre as superfícies dos dentes e gengiva, evitaríamos as ocorrências de cárie e gengiva sangrando (gengivite).

Não, porque escovar os dentes significa limpar todas as superfícies, para tanto, precisamos usar a escova e o fio dental todos os dias. Porém, muitas pessoas entendem que o fio dental não é de extrema necessidade. Além disso, há quem utilize ambos os acessórios, e mesmo assim desenvolvem doenças porque não sabem usar de forma correta.

Visitas ao dentista: qual a frequência?

Para que servem as visitas frequentes ao dentista, se eu faço a prevenção em meu dia a dia?

Antes de responder esta pergunta, sugiro que certifique-se com o profissional se os seus hábitos de prevenção estão sendo feitos adequadamente. Ou seja, se estão realmente sendo eficazes para eliminar o acúmulo de bactérias que causam doenças.

Não se surpreenda, se encontrar pontos da gengiva com sangramento, e grumos de acúmulos de bactérias sobre algumas superfícies dos seus dentes.

Inicialmente, as visitas frequentes servem para ensinar a escovar e usar o fio dental corretamente, todos os dias, para que sejam eliminadas diariamente as bactérias causadoras de doenças da boca.

Ao longo do tempo, a frequência de visitas diminui, principalmente quando você se torna capaz de remover as bactérias de forma eficaz no dia a dia. Neste momento, seu hábito realmente estará te ajudando a evitar que as doenças bucais ocorram.

A frequência para o retorno preventivo, que a maioria das pessoas entendem como necessária, é a semestral. Porém, na verdade, a necessidade de retorno será determinada para cada pessoa, de acordo com fatores como habilidade e comprometimento em escovar e usar o fio dental diário.

Esta análise é feita criteriosamente pelo profissional durante as primeiras sessões, pois nessa sessões se torna possível conhecer cada paciente, com suas características e necessidades específicas.

Você gostaria de ter atitudes que previnam de fato as doenças?

Se for afirmativa a sua resposta, agende as sessões para que você conheça o Tratamento Periodontal Preventivo para você adulto ou agende com a Odontopediatra, se for para seu(s) filho(s).

Por Dr. Marcos Ney Pizzocolo
CRO-SP 56458. Formado pela Universidade Paulista – UNIP – em 1995 e pós-graduado em especialização de prótese dentária. Atua na área de estética, implante, cirurgia oral e reabilitação oral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 31 / 03 / 21
Sabia que o flúor ao mesmo tempo em que protege os dentes pode fazer mal ao organismo? Entenda se ele é o mocinho ou o vilão dessa história.
Ler Mais
 | 17 / 02 / 21
O tártaro prejudica a estética do sorriso e a saúde da boca, por isso, ele precisa ser combatido. Veja como tratar esse problema e evitar suas complicações.
Ler Mais
1 2 3 28
Logo | Ápex Odontologia

Ápex Odontologia 2021 | Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross