Logo | Ápex Odontologia

Principais cuidados com o aparelho ortodôntico

Atualizado em 29/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.
Ao fundo da imagem, há uma boca com aparelho ortodôntico.

O tratamento ortodôntico é essencial para garantir a boa funcionalidade das arcadas dentárias, prevenir doenças bucais e problemas nos ossos da face. Mas quando se usa um aparelho é fundamental tomar alguns cuidados.

Eles são necessários para que o dispositivo não sofra nenhum tipo de dano nem aconteçam atrasos no tratamento. Mas você sabe o que deve ser feito para que esse período usando o aparelho ortodôntico transcorra sem nenhum tipo de complicação?

Preparamos este artigo para mostrar quais são os principais cuidados que devem ser adotadas nesses casos. Continue lendo para saber como cuidar bem do seu aparelho e da sua saúde bucal, a fim de promover o alinhamento dentário o mais rápido possível e sem comprometer a saúde dos seus dentes.

Adequar a alimentação

Quando se usa aparelho ortodôntico de fato é importante realizar algumas adequações na alimentação. Isso porque os alimentos que são mais duros ou firmes podem causar danos no dispositivo, exigindo reparo ou substituição de componentes.

Os alimentos mais firmes como maçã ou pera, e aqueles difíceis de mastigar como carne vermelha, devem ser cortados em pedaços pequenos. Pipoca e sementes como o amendoim devem ser consumidos com muita cautela e é interessante evitar aqueles que sejam muito fibrosos ou pegajosos, porque aderem ao dispositivo.

Evitar sobrecarga

Mas não são apenas os alimentos duros que podem danificar o aparelho ortodôntico. A sobrecarga sobre seus componentes também pode levar à quebra, por isso, devem ser evitados alguns hábitos, como roer as unhas, morder objetos ou usar os dentes como alavanca para abrir potes.

Ficar mexendo no dispositivo também pode levar à sobrecarga. É verdade que em alguns momentos os resíduos de alimento podem aderir a ele, havendo a necessidade de fazer a remoção com auxílio, por exemplo, do palito de dente. É importante ter muito cuidado para não fazer nenhum tipo de alavanca, que poderia soltar o arco ou o bráquete.

Comparecer à consultas de controle

O tratamento ortodôntico precisa de acompanhamento do especialista para que ele possa observar se está tudo bem com o dispositivo, estimular um pouco mais a movimentação dentária e verificar como está a evolução do paciente.

Sendo assim, é fundamental não faltar a essas consultas de controle, porque somente o profissional pode avaliar se o dispositivo necessita de algum reparo. Além disso, a troca do arco e das borrachas é fundamental para continuar o tratamento.

Nessas consultas também pode ser que o especialista faça uma limpeza do dispositivo, se houver a necessidade disso. Esse suporte dele é essencial, portanto, para garantir o seu aparelho íntegro, o cuidado com a higiene e a sua saúde bucal.

Armazenar corretamente

No caso de quem faz o tratamento com aparelhos móveis esses dispositivos precisam permanecer o máximo de tempo possível na boca. No entanto, podem ser retirados durante as refeições e para fazer a higienização bucal, nesses momentos eles devem ser armazenados adequadamente.

O dispositivo móvel é acompanhado de um estojo específico para que seja guardado quando não estiver em uso. Procure mantê-lo ali evitando deixar ao ar livre, dentro de gavetas, bolsas, enrolados num guardanapo, porque além de ter contato com bactérias, existe maior chance de o aparelho sofrer algum tipo de dano.

Manter uma boa higienização

Manter uma rotina rigorosa de cuidados de higiene bucal é essencial para quem faz tratamento ortodôntico. Quem usa o dispositivo fixo precisa remover todos os resíduos que se depositarem sobre ele. Para que essa limpeza seja facilitada existem alguns itens e produtos que complementam a escova e permitem usar o fio dental sem complicação.

Porém, mesmo quem usa o dispositivo móvel deve estar atento. Além de realizar uma boa escovação dos seus dentes, precisa fazer a limpeza do aparelho, pois mesmo que ele não tenha contato com o alimento pode proliferar bactérias ou apresentar algum tipo de alteração em sua cor e estrutura, por causa da saliva e seus minerais.

É sempre importante lembrar que o aparelho ortodôntico, embora resistente, não é invulnerável e, em função dos seus componentes, acumula uma quantidade maior de resíduos de alimento, que leva à proliferação de bactérias. Então, é essencial evitar tudo aquilo que possa causar seu dano ou quebra e manter uma excelente higiene, contando sempre com o suporte de um bom profissional.

Por Dra. Lícia Ney Pizzocolo Gonzalez
CRO-SP 61423. Formada pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – em 1998, é pós-graduada pela UNICAMP em especialização de periodontia e pela ABCD em especialização de ortodontia. Atua na área de estética, cirurgia oral e implante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 20 / 10 / 21
Quando a cárie não recebe o tratamento correto, ela evolui para várias complicações. Veja quais são as consequências desse quadro quando não tratado.
Ler Mais
 | 08 / 09 / 21
Você sabe quando é possível usar o Invisalign? Descubra quais são as indicações desse aparelho e quais pessoas podem usá-lo para corrigir o sorriso.
Ler Mais
1 2 3 9
Logo | Ápex Odontologia

Ápex Odontologia 2021 | Desenvolvido em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross